Secretário de Planejamento, Afonso Boaventura, expõe Plano Diretor de Aparecida em workshop

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ademi-GO

Aparecida de Goiânia, 22 de abril de 2015 – O secretário de Planejamento da prefeitura de Aparecida, Afonso Boaventura, participou na manhã desta quarta-feira, 22, de um workshop promovido pelo Fórum Goiano de Habitação com objetivo de repassar o Plano Diretor de Goiânia e discorrer a criação de um Plano Diretor Metropolitano que abrangeria todos os municípios do entorno da capital. Afonso detalhou os conceitos do projeto do Plano Diretor de Aparecida, que está em andamento e falou sobre os fundamentos do projeto.

“Foi uma troca de experiências interessante onde pudemos levantar a nossa situação e como estamos repensando o desenvolvimento de Aparecida. Fizemos um balanço das obras da gestão do prefeito Maguito Vilela e como fundamentamos o nosso Plano Diretor com a criação de uma nova malha viária, interligação dos principais bairros por meio de um novo Plano de Mobilidade Urbana, um novo paisagismo, tudo pensado na qualidade de vida da população”, relatou Afonso Boaventura.

Durante o debate, foi levado em consideração a importância da criação do Plano Diretor Metropolitano que, além de mais abrangente, ofereceria novas estratégias de desenvolvimento urbano e regional mapeando Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira junto à capital Goiânia. “Seria a oportunidade ideal para unirmos os pontos positivos dos Planos Diretores da região metropolitana em um só texto”, explicou.

Para discutir a proposta dos secretários, estavam presentes no workshop, o secretário de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente de Goiás, Vilmar Rocha e a professora Celene Cunha Monteiro Antunes, do Instituto de Estudos Sociais e Ambientais da UFG, que coordena os centros de Planejamento Urbano e Regional e de Planejamento Ambiental. Sobre o Plano Diretor da capital, palestraram o arquiteto e urbanista, Luiz Fernando Cruvinel Teixeira (Xibiu, do Grupo 4 Arquitetura e Urbanismo) e o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Goiânia (Semdus), Paulo César Pereira.

Foi utilizado ainda como modelo o Plano Diretor de Itaboraí (RJ) que é considerado pelo grupo gestor do Plano Diretor de Goiânia, avançado e moderno. Ele foi exposto pelos arquitetos André Lompreta e Rodrigo Rinaldi de Mattos, da Fournier Projetos. O Fórum Goiano de Habitação é representando pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi), Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e Instituto Cidade. O evento aconteceu na sede da Ademi-GO.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)