Secretários avaliam funcionamento do Restaurante Popular

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 30 de outubro de 2013 – Em funcionamento desde o dia 16 de outubro, o Restaurante Popular de Aparecida de Goiânia foi avaliado ontem, 29, pelos secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional) e Geoliano Lima (Administração). O objetivo foi verificar a rotina do restaurante e o grau de satisfação dos freqüentadores. “Todos os secretários, e inclusive o prefeito Maguito Vilela, devem fazer visitas esporádicas à unidade, não só para fiscalizar e avaliar a qualidade da comida e do atendimento, mas para dar sugestões e suporte à Secretaria de Assistência Social, que gerencia o restaurante”, observou o secretário Euler de Morais.

Durante o almoço, eles verificaram, por exemplo, a necessidade de um transformador para o pleno funcionamento dos aparelhos de ar condicionado do refeitório. Em função da grande quantidade de equipamentos funcionando no restaurante, a queda de energia tem ocorrido em alguns momentos em que a refeição é servida e os aparelhos de ar ligados. A solução já está sendo providenciada pela Secretaria de Administração.

Outro ponto avaliado, a partir de informações da equipe do restaurante, foi a sincronia entre a entrega e o preparo dos alimentos. “Serão necessários alguns ajustes com fornecedores para manter a pontualidade do restaurante. São cerca de mil pessoas passando diariamente pelo restaurante e elas precisam ser atendidas dentro de um tempo curto”, pontuou Euler, que conversou com vários frequentadores e ouviu elogios. “É uma comida de fato balanceada e saborosa. Além disso, o restaurante é o único popular da cidade que prepara a refeição servida na própria unidade. Não transportamos de fora. Isso oferece mais qualidade e segurança aos freqüentadores”, avaliou.

Parceria para atender servidores da Prefeitura

A visita ao restaurante popular também teve como objetivo avaliar a estrutura necessária para atendimento dos servidores da prefeitura que recebem o almoço no trabalho. A grande maioria são trabalhadores das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e agentes de serviços gerais. “A cozinha central será desativada e vamos migrar a produção das marmitas para o restaurante”, informou o secretário Geoliano Lima. A parceria já foi acertada entre as secretarias de Administração e Assistência Social.

Diariamente, são entregues quase 2 mil refeições aos servidores da administração e, para que o restaurante dê conta das duas demandas, a equipe será ampliada. “Estamos realizando um levantamento para saber o número exato de pessoas, equipamentos e utensílios extras serão necessários para isso. Mas a estimativa inicial é de ampliar a equipe em 16 ou 18 servidores”, avalia o secretário. Esses profissionais, que já atuavam na cozinha da prefeitura, passarão por novo treinamento. “Vamos com isso gerar economia e oferecer uma alimentação de maior qualidade aos servidores”, completou Euler de Morais.

RESTAURANTE – O investimento na construção do Restaurante Popular de Aparecida foi de pouco mais de R$ 1,1 milhão, sendo 10% deste valor de contrapartida da Prefeitura. A unidade tem 728 m² de área construída e oferece de 800 a mil refeições por dia, ao custo de R$ 1,00. A diferença no preço do almoço, estimada em cerca de R$ 4,00, é subsidiada pela Prefeitura de Aparecida. A unidade é gerenciada pela Secretaria de Assistência Social. O restaurante tem capacidade para 170 pessoas sentadas. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 11 às 14 horas.