Secretários de Governo e de Indústria e Comércio representam Aparecida na 64ª Reunião da FNP

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação FNP

Aparecida de Goiânia, 2 de novemro de 2013 – Durante a 64ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos realizada entre os dias 27 e 29 de novembro em Porto Alegre, o prefeito de Aparecida e vice-presidente da FNP, Maguito Vilela,  foi representado pelos secretários de Governo e Integração Institucional, Euler Morais e de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Aparecida, Marcos Alberto. Eles aprticiparam, ainda da 18ª Cúpula da Rede Mercocidades, que reuniu representantes de municípios de países que compõem o Mercosul. Entre os assuntos discutidos por representantes de diferentes municípios estavam o barateamento das tarifas do transporte e propostas para solucionar um grave problema enfrentado por muitas cidades, os aterros sanitários. As duas propostas apresentadas pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia sobre os dois temas foram aprovados e passaram a fazer parte das propostas que serão apresentadas para ministros e parlamentares em Brasília.

“Esses dois temas apresentados por Aparecida passam a fazer parte da pauta de luta da Frente Nacional de Prefeitos. E a FNP vai apresentar em Brasília e trabalhar que as propostas apresentadas por nós sejam colocadas em prática”, afirmou o secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida, Euler Morais.

Desenvolvimento Econômico

“Nós entregamos ao presidente da FNP e prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o documento elaborado pelo Fórum Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico e que irá contribuir para a elaboração das metas dos governos municipais, no sentido de aumentar e  potencializar os recursos regionais e, assim, possibilitar sua transformação em riquezas, desenvolvimento e geração de empregos qualificados nos municípios”, festejou o secretário da Indústria e Comércio de Aparecida, Marcos Alberto, junto com  representante dos municípios do ABC paulista, Giovanni Rocco.

Paralela a 64ª Reunião Geral da FNP, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico apresentou documento reafirmando a importância da reestruturação do Fórum. O documento solicita a reelaboração de nova legislação para o setor e aponta a Estrutura de Apoio e Fomento ao Desenvolvimento; Capacitação; Comunicação; Fortalecimento da Governança do Fórum e Construção de agenda para a política de desenvolvimento como pontos chaves a serem trabalhados em 2014.

“É importante ainda definir quem formará o núcleo que, em conjunto com a FNP, tocará o desenvolvimento do Fórum. Queremos também enviar para os participantes o mapa de atores consolidado na maior brevidade possível”, afirmou o moderador do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico, Jeconias Rosendo da Silva. Ele ressaltou, ainda, durante o encontro, a importância da continuação dos trabalhos iniciados pelos secretários e o incentivo a ampliar a participação dos gestores municipais. “É importante o apoio da FNP e do Sebrae para divulgarmos o Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico e, assim, fortalecer este grupo de trabalho visando o crescimento dos municípios”, comentou o secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Aparecida, Marcos Alberto.

Liderança da FNP

O prefeito de Aparecida e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Maguito Vilela, foi escolhido como coordenador da comissão política que irá organizar o 3º Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável. O evento será realizado em abril de 2015 pela FNP, em Brasília. E deve acontecer junto com o Smart City. Maguito Vilela liderou a comitiva da FNP no Smart City realizado de 18 a 24 de novembro em Barcelona e trabalha pela candidatura de Brasília para sediar o encontro internacional em 2015.