Secretários e vereadores apresentam novos pleitos ao superintendente regional do DNIT

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 06 de maio de 2013 – O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Anderson Cabral, se reuniu na tarde desta segunda-feira (06) com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), onde fez um balanço de como andam todas as obras do Governo Federal no município.

A reunião teve tom de prestação de contas e contou com a presença de secretários e vários vereadores. Anderson Cabral explicou que todas as obras do órgão na cidade estão dentro do cronograma. Segundo ele, a primeira etapa das obras do Viaduto do Bill – que interligará o centro da cidade à Região Leste – foi concluída dentro do prazo. A finalização da parte de concreto da obra se deu antes do período das chuvas.

“A segunda etapa da obra, que é de terraplanagem e sinalização, já foi iniciada. Convocamos uma Força Tarefa a fim de finalizar com rapidez um laudo de avaliação para que um último terreno da área seja desapropriado e, com isso, possamos concluir o serviço até novembro deste ano. Os recursos já estão todos garantidos e empenhados” – explica Anderson Cabral.

Segundo o superintendente, a desapropriação se faz necessária pois o projeto prevê área de 21 metros para as vias de acesso. “Não se trata de uma obra retomada, justamente  porque não foi paralisada. Tudo está dentro do cronograma. Estou seguro de que esta Força Tarefa cumprirá sua missão com êxito e terminaremos esta obra tão importante para a cidade ainda antes do fim deste ano” – pontua Cabral.

O superintendente mostrou que se encontra a par de todas as demandas de Mobilidade Urbana do município e, antes mesmo de qualquer pergunta dos vereadores, fez uma espécie de prestação de conta sobre o andamento da construção das seis passarelas ao longo da BR-153 e sobre a conclusão da segunda etapa das obras do Anel Viário – que circunda a cidade e faz intercessão com as rodovias GO-010 e GO-020.

Anderson explicou ao prefeito Maguito Vilela e demais presentes que as obras de três dessas passarelas – localizadas em frente à Fundação Pró-Cerrado, empresa Pró Forte e da casa de shows Atlanta Music Hall – ainda não foram iniciadas pois a atual rede elétrica instalada no local deverá ser primeiramente removida e que o projeto está em vias de ser entregue à Celg para que as obras tenham início o mais rápido possível.

Sobre a segunda etapa das obras do Anel Viário ele lembra que o projeto original se mostra moderno e eficaz para as atuais demandas, apesar de ter sido feito em 1997, pelo antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER) – “Temos intenção de que a obra se adapte ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e que faça parte do orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)” pontua o superintendente.

Além da presença do vice-prefeito Ozair José e dos secretários Euler de Morais (Governo e Relações Institucionais), Mario Vilela (Infraestrutura), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Afonso Boaventura (Planejamento), Valdemir Souto (SMTA) e Ozéias Laurentino Jr. (Comunicação). Um dos pontos marcantes da audiência foi a forte presença dos representantes Poder Legislativo da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador Gustavo Mendanha (PMDB), participou da reunião juntamente com dezessete dos vinte e cinco vereadores. “Em parceria com a Prefeitura de Aparecida e o apoio da Câmara dos Vereadores, o Dnit está fazendo sua parte para elevarmos ainda mais a qualidade de vida dos moradores desta cidade” – conta Anderson Cabral.

Ao final da reunião, o secretário municipal de Planejamento, Afonso Boaventura, apresentou ao superintendente regional do Dnit pleito para construção de outros três viadutos na cidade de Aparecida de Goiânia. Dois na Região Central e um na Avenida Bela Vista, localizada na Vila Brasília. “Eu e o prefeito Maguito vamos nos reunir com o ministro dos Transportes, César Borges, para apresentar todos estes projetos”, conta Cabral.