Segundo fórum Agenda Aparecida discute mobilidade, sustentabilidade e saúde

Por Rafael Freitas

14 de abril de 2024

Foto: Brunno Moreira

Realizado neste sábado, 13 de abril, o segundo fórum Agenda Aparecida discutiu mobilidade, sustentabilidade, saúde e outros temas vinculados. O evento aberto ao público foi realizado na Escola Municipal Vilmar Gonçalves da Silva, no Residencial Garavelo Park. O objetivo do fórum é discutir o planejamento, o ordenamento urbano e as normas disciplinadoras do município.

O prefeito Vilmar Mariano (UB) afirma que o projeto Agenda Aparecida é suma importância para tomada de decisões da prefeitura. “Nosso objetivo é que a população venha discutir conosco, tendo em vista que quem sabe mais da realidade dos bairros são os próprios moradores. E do fórum vai sair várias sugestões, nossa equipe técnica vai avaliar cada ponto discutido e ver o que é possível implantar ou melhorar em nossa cidade”.

As discussões do Agenda Aparecida 2024 estão pautadas em três temas centrais: o Plano Plurianual (PPA), que define o planejamento orçamentário para os próximos cinco anos; o Plano Diretor, que estabelece instrumentos para o uso do solo, a ocupação e o ordenamento urbano; e o Código de Posturas, que institui normas disciplinadoras de modo geral. As pautas estão sendo discutidas com a população e serão enviadas à Câmara Municipal para apreciação.

Para compor o painel das discussões foram convidados a arquiteta e urbanista Maria Ester de Souza, professora da PUC-Goiás; a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Valéria Pettersen; o secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Júlio Mendes; e o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

Maria Ester, que trabalhou na prefeitura na gestão do então prefeito Maguito Vilela, atuou na elaboração de projetos para parques urbanos, ressaltou a diferença entre crescimento e desenvolvimento da cidade. “É preciso organizar para o futuro. Crescer em população não significa desenvolvimento. É possível crescer sem desenvolvimento. Vamos tentar organizar para o futuro, o que ela pode desenvolver. E são agendas como essa que ajudam a construir o planejamento da cidade”, afirmou.

A secretária Valéria Pettersen comentou que apesar da cidade ter avançado em saneamento básico, um dos grandes desafios da administração pública é combater o descarte incorreto de lixo, problema que acaba afetando a qualidade do ambiente e a saúde pública. “Avançamos em saneamento básico. Mas o nosso maior desafio é com o descarte irregular de lixo. Temos de cuidar da sustentabilidade e a responsabilidade é também da comunidade”, afirmou.

Ela também destacou a relevância da Agenda Aparecida para o planejamento do município. “No fórum ouvimos a população, mas também ouvimos as faculdades. Nesse conjunto temos também a oportunidade de apresentar aquilo que estamos trabalhando em prol da cidade”, pontuou.

Gustavo Assunção, por sua vez, pontou que os avanços na saúde, com 42 UBS, três Cais, um Centro de Especialidades, um hospital e uma maternidade. Apesar das conquistas, o superintendente de Atenção à Saúde afirmou que “a saúde será sempre um desafio”. No Centro de Especialidades, até o final do ano, será implantado serviço de atendimento oncológico.

Outro ponto apresentado no debate é o processo de revisão do Plano Diretor e Código de Posturas, assim como normativas para feiras livres e especiais, verticalização de Aparecida e alargamento de avenidas para garantia de melhor mobilidade.

“Uma das etapas fundamentais é ouvir a população. Como a gente precisa fazer essa revisão, a população nos traz muitas informações. A gente já tem uma prévia daquilo a gente precisa revisar para ajustar ao que a população precisa, mas ouvir é muito importante. Nesse momento de discussão ampla a gente soma forças, poder público e sociedade, e a comunidade acadêmica também nos auxilia”, sublinhou.

O projeto Agenda Aparecida, idealizado pelo Jornal O Popular com parceria da Prefeitura de Aparecida, conta com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e Instituto Federal de Goiás (IFG).