Semáforo indutivo começa a funcionar em frente à FANAP

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação/SMTA

Aparecida de Goiânia, 17 de fevereiro de 2016 – Começou a funcionar na noite desta terça-feira,16, o semáforo com tecnologia de laço indutivo implantado no cruzamento das avenidas Pedro Luís Ribeiro e Monteiro Lobato, no Conjunto Bela Morada, em frente a Faculdade de Nossa Senhora Aparecida (Fanap). O equipamento foi adquirido pela instituição de ensino superior e doado para o município em novembro do ano passado. A instalação foi realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA).

Agora o condutor do veículo automotor que transita na Avenida Pedro Luís Ribeiro, sentido setor Papillon Park, fará o contorno de apenas uma quadra acessando a rua Gonçalves Dias e a rua Itapuranga e retornaodo para a Avenida Pedro Luís pela Avenida Monteiro Lobato, onde foi instalado o semáforo com laço indutivo. Assim que o sensor detectar veículos no cruzamento das avenidas, o sinaleiro na avenida que tem maior fluxo é fechado, permitindo o acesso ao estacionamento da faculdade.

O laço de indução é adaptado sob o asfalto e ligado ao módulo eletrônico do semáforo, que é ativado quando o veículo passa sobre o laço, acionando automaticamente a controladora, mudando a cor do semáforo após o tempo ajustado.

O titular da SMTA, Valdemir Souto, e a equipe técnica do órgão de trânsito estiveram no local durante a primeira noite de funcionamento para conferir o início do funcionamento e explicar para os alunos e a população local como funcionará o semáforo. “O equipamento facilitará o acesso dos alunos ao estacionamento da faculdade, especialmente à noite, quando o fluxo no local é maior, chegando a cerca de dois mil veículos”, explicou Valdemir Souto.

Segundo o superintendente, o equipamento é diferente do que é utilizado na cidade, pois é dotado de seis sensores que permitirão que o sinal seja fechado apenas quando houver a presença de veículos, já que trata-se de um local de pouca movimentação, com ocorrência de picos nos horários de entrada e saída dos alunos.

A instalação do equipamento nas imediações da Fanap, que fica no Conjunto Bela Morada, era uma solicitação antiga dos estudantes da instituição. A queixa era que não havia nenhum retorno ao longo da avenida e os estudantes tinham que percorrer quase três quilômetros para poder fazer a conversão.

EIXO NORTE-SUL 3 – A Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida comunica ainda que foi implantado nesta semana o semáforo no cruzamento das avenidas Independência e Xavier de Almeida, no setor Village Garavelo. A necessidade desta nova sinalização no local ocorreu após a Prefeitura de Aparecida realizar a pavimentação asfáltica da Avenida Xavier de Almeida, que faz parte do Complexo Viário Eixo Norte-Sul (ENS) 3.

O eixo viário uma rota alterativa à rodovia BR-153 para quem trafega entre o Centro de Aparecida e Goiânia. “O fluxo do trânsito no local aumento significativamente e isso justifica a instalação do semáforo”, justificou o superintendente de Trânisto.