Semas forma mil novos profissionais para o mercado de trabalho

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 05 de julho de 2013 – A Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia (Semas), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), realizaram nesta quinta-feira, dia 4, a entrega de cerca de mil certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional desenvolvidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), projeto que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria.

A solenidade foi realizada no Centro de Cultura José Barroso e contou com a presença dos formandos e seus familiares e diretores e coordenadores dos órgãos do Sistema S e do IFG, parceiros da Semas no projeto.

Raimundo Caldas foi um dos formandos. Ele fez o curso de operador de computador e relê programado no Sesi/Senai e conseguiu emprego antes mesmo de concluir sua formação. Seu objetivo agora, depois de diplomado, é continuar estudando para conseguir se projetar no mercado de trabalho. “Se a gente não se qualifica vai ficando para traz. A tecnologia está cada dia mais avançada e, principalmente agora que o Governo Federal lançou esse curso gratuito pelo Pronatec, a gente tem que aproveitar para dar condições de vida melhor para os nossos filhos”. Segundo explicou Raimundo, que é casado e pai de dois filhos, o curso durou 90 dias. Antes, ele não sabia nada sobre a profissão.

“Tudo que eu tinha que aprender sobre uma portaria eu aprendi. Agora sei o que é uma guarita. Se eu chegar num condomínio que não está bem organizado, sei como proceder. Hoje sou profissional da área”. A afirmação é de Deuzanita Costa Rezende, que fez o curso de Porteira e Vigia no Senac do Jardim da Luz. “Escolhi esta profissão porque quero trabalhar no regime de 12 por 36 horas. Tenho dois filhos e preciso cuidar deles”, acrescentou.

A secretária municipal de Assistência Social, Carmem Sílvia, afirmou que a qualificação profissional dá condições para que o trabalhador cresça e seja inserido no mercado de trabalho ou que ainda se decida por ser um micro empresário. “Nós sabemos que o País tem se desenvolvido e, infelizmente, a mão de obra está aquém das necessidades. E é isso que o Pronatec faz, ele dá qualificação para o nosso trabalhador”, frisou.

O diretor da Escola do Senai Celso Charuri, Marcos Mariano, unidade que formou na noite de ontem 205 profissionais, destacou a importância do Pronatec. “Várias pessoas já ingressaram no mercado de trabalho antes mesmo de concluir o curso e cerca de 70% vão ingressar logo após a conclusão. Isso é comprovado através de pesquisa”, informou.

A Meta da Semas e dos parceiros no projeto é qualificar, através do Pronatec, 2,5 mil trabalhadores no município este ano. “Aparecida tem um índice muito elevado, talvez seja o mais elevado proporcionalmente na qualificação profissional através do Pronatec em todo o Brasil”, acrescentou Carmem Sílvia.

O evento contou com a presença da Corporação Musical do Centro Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe) que tocou músicas clássicas e populares com instrumentos de sopro e percussão e entoou os hinos de Aparecida de Goiânia e do Brasil na abertura do evento. O secretário municipal do Trabalho, Adriano Montovani, representou o prefeito Maguito Vilela na solenidade. Ainda participaram secretários municipais e vereadores.

Cursos

Os formandos deste primeiro semestre do Pronatec foram qualificados em vários cursos, entre eles auxiliar administrativo, instalador e encanador predial, montador e reparador de computadores, hidratação de alimentos, recursos humanos, porteiro e vigia, mestre de obras, eletricista, confeiteiro, padeiro, salgadeiro, costureiro, modelista, auxiliar administrativo, operador de teleatendimento, recepcionista, manicure, pedicure, pintor de imóveis, aplicador de revestimento cerâmico, torneiro mecânico, mecânico de manutenção de máquinas industriais, pedreiro de alvenaria, marceneiro, assistente de planejamento e controle de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão, massagista e espanhol.