Seminário capacita membros das Associações e Conselhos de Aparecida

23 de novembro de 2018

23 de novembro de 2018


Com o objetivo de fortalecer o terceiro setor do município, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho das Associações de moradores de Aparecida de Goiânia (CAMAP), em parceria com a Prefeitura de Aparecida, realiza neste sábado, 24, o “Seminário Cidade Comunitária”. O evento irá abordar sobre a regularização, legalização e legitimidade das associações e tipificação dos serviços socioassistenciais. Além disso, dentro da programação, será lançado o projeto “Minilab Cidadão”. A solenidade de abertura será realizada às 8h50, no Centro de Cultura e Lazer, José Barroso, no setor Village Garavelo.

De acordo com um dos coordenadores do evento, o presidente do CMAS, Weyder Moreira Neres, o seminário visa capacitar os integrantes de associações, fundações e conselhos. “Muitos representantes dessas entidades não sabem como desenvolver seu papel, quais são suas obrigações e direitos, então vamos orientar sobre essas questões. Além disso, vamos explicar o passo-a-passo para a regularização de uma associação, desta maneira, a mesma poderá desenvolver com maior tranquilidade seus trabalhos, dentro da legalidade, como por exemplo, firmar convênios com os órgãos públicos, empresas privadas, e etc”, destacou.

O seminário é aberto ao público e o convite foi estendido para outros municípios. Entre as associações e conselhos que já confirmaram presença estão os representantes das cidades de Rio Verde, Trindade, Goiânia, Anápolis e Caldas Novas. ”Somos o primeiro movimento comunitário do estado de Goiás a organizar um evento nessa estrutura, e isso chamou a atenção de outros municípios. A expectativa é que dezenas de pessoas participem”, ressaltou Claudiomir Gomes presidente do CAMAP.

Também está confirmada a presença dos representantes da Federação Goiana de Associação de Moradores (FEGAM), Ministério Público de Aparecida, Conselho de Entidade Filiadas ao Conselho Nacional das Associações de Moradores do Brasil (CONEF-CONAM). As inscrições para a capacitação poderão ser realizadas no momento do evento, mas os interessados devem chegar às 8h. Durante o evento será sorteado um processo de Habilitação categoria A ou B entre todos os participantes.

Lançamento do Projeto Minilab

Dentro da programação do seminário, às 11h20, a Prefeitura de Aparecida irá lançar o projeto Minilab Cidadão. O objetivo do projeto é promover o acesso da população, de forma gratuita, a utensílios básicos para que desenvolvam seu trabalho. O kit é composto por equipamentos de marcenaria, máquina de produzir desenhos e corte a laser, além de ferramentas de modo geral (ex: furadeira, parafusos e chave de fenda). O trâmite para adquirir o empréstimo do kit será repassado para os participantes durante o evento neste sábado, 24.

Programação

8h Café da manhã e inscrição

8h50 Abertura – Presidente da Conam Brasil / Fegam/Camap / CMAS

9h30 Regularização das Associações – Palestrante: representante do Ministério Público de Aparecida de Goiânia

10h Tipificação dos serviços socioassistenciais – Palestrante: Sueli das Graças F. Moreira (Especialista em Políticas de Assistência Social)

10h40 Legalização e legitimidade das Associações – Palestrante: Dra. Ariana B. Aquino (advogada)

11h20 Lançamento do projeto Minilab Cidadão – Apresentação: Cleomar Rocha (secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação de Aparecida)

12h Encerramento – Participação do prefeito Gustavo Mendanha

12h30 Almoço de Confraternização

Serviço

Assunto: Seminário capacita membros das Associações e Conselhos de Aparecida

Data: 24 novembro (sábado)

Horário: Abertura oficial às 8h50

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso (sala II) – Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo, Aparecida de Goiânia – GO.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)