Seminário sobre prevenção ao suicídio, às drogas e violências nos diferentes contextos encerra atividades do Setembro Amarelo

Por Frederico Noleto

25 de setembro de 2019

Por Frederico Noleto

25 de setembro de 2019

Foto: Arquivo

A agenda do Setembro Amarelo em Aparecida se encerra oficialmente nesta quinta-feira (26) com o “Seminário de Saúde Mental: Prevenção ao Suicídio, drogas e violências nos diferentes contextos”, que acontece às 8h30 no auditório da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan). O evento, que teve cerca de 300 inscritos, é uma iniciativa da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo debater as complicações causadas pela depressão e a promoção de novas dinâmicas às políticas públicas de prevenção ao suicídio no município. “É muito bonito ver como nossa cidade se pintou de acolhimento, de informações e de solidariedade a respeito deste tema durante todo o mês. Agora encerramos esta agenda com este importante seminário, que é voltado a toda comunidade” – pontua Carolina Sartori, coordenadora da Saúde Mental de Aparecida.

A depressão é considerada a principal doença causadora de incapacidade no mundo e contribui de forma severa para a contração de diversos outros males, em alguns casos podendo inclusive levar a pessoa a atentar contra a própria vida. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem de depressão em todo mundo. O Ministério da Saúde descreve a depressão como uma doença que afeta o nosso emocional e que se manifesta sob a forma de tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo e baixa auto-estima. Esses sintomas aparecem com frequência e geralmente combinam-se entre si. Se você sofre deste mal, fique atento para reconhecer os sintomas e procurar a ajuda dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sem custo algum.

Dados da OMS indicam que a cada ano cerca de 800 mil pessoas morrem no mundo por suicídio, que já é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. O relatório da entidade explica que os números poderiam ser ainda piores porque para cada morte há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. No Brasil, de 2007 a 2016 morreram 106.374 pessoas em decorrência do suicídio. Uma taxa de 5,8 para 100 mil habitantes. A intoxicação exógena é responsável por 18% das mortes, enquanto o enforcamento apresenta um índice de 60% dos óbitos. Do total de ocorrências, 70% das tentativas de suicídio por intoxicação exógena aconteceram com mulheres.

Em Aparecida de Goiânia foram notificados 3.487 casos de violência interpessoal ou autoprovocada entre 2010 e 2019, sendo 921 casos de autoagressão. Desses casos, 68% ocorreram com pessoas do sexo feminino, com predomínio em jovens de 15 a 29 anos.4. Uma média de 29,3 óbitos por tentativa de suicídio no período de 2010 a 2018, com taxa de mortalidade por lesões autoprovocadas em 2018, de 6,01 óbitos para cada 100 mil habitantes. Os números se equiparam à media apresentada no Estado de Goiás, que apresentou taxa de 6,85 óbitos por 100 mil habitante no mesmo ano. “O suicídio é um agravo passível de prevenção e os profissionais da área de saúde pública desempenham papel fundamental na detecção precoce de fatores de risco” – explica Giselle Pereira, chefe do Programa de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde.

Durante a programação, além da conferência “Prevenção ao Suicídio nos diferentes contextos de cuidado”, serão realizadas rodas de conversas a respeito do problema de ordem social e de saúde. Carolina Sartori, ressalta que suicídio é a segunda causa de morte no Brasil e que é preciso combatê-lo com diálogo, assistência e muita informação. “Aproveitamos a ocasião do Setembro Amarelo para chamar a atenção da sociedade para a importância de discutirmos estratégias adotadas nas escolas e também no cuidado aos usuários da rede de Saúde Mental do município”, afirmou.

Programação:

07h30 – Credenciamento

Abertura – 08h30

Conferência:  “Prevenção ao Suicídio nos diferentes contextos de cuidado”

13h30 – Rodas de Conversa: I – Violências e as dinâmicas familiares; II – Práticas Integrativas e Complementares no contexto da promoção da saúde e prevenção às violências; III – Psicoeducação como estratégia de cuidado para usuários e familiares no contexto de álcool e drogas; IV – Comunicação não violenta no contexto de cuidado.

Serviço:
Assunto: Seminário sobre Prevenção ao Suicídio
Data: quinta-feira (26/09)
Horário: 8h30
Local: Faculdade Alfredo Nasser -Unifan (Av. Bela Vista, 26 – Jardim Esmeraldas).