Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Atendimentos serão realizados neste sábado (7), no Centro Comunitário do Jardim Riviera, após cadastro feito pelas equipes no Assentamento Beira da Mata
Foto: Rodrigo Estrela - Secom AparecidaA Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), iniciou nesta sexta-feira (6) o trabalho preparatório para a primeira edição do projeto “Centro de Castração PATA Mais Perto de Você”, que levará serviços gratuitos de castração, vacinação antirrábica e cuidados animais às regiões mais vulneráveis da cidade.
Durante toda a manhã, as equipes da Semma e do PATA estiveram no Assentamento Beira da Mata realizando o cadastramento dos animais que serão atendidos. Os agentes percorreram as casas da comunidade para mapear a quantidade de cães e gatos, orientar os tutores e garantir que todos estejam aptos ao procedimento.
Ao todo, 60 animais serão castrados, entre cães e gatos, machos e fêmeas. A ação de atendimento será realizada no Castramóvel, neste sábado (7), a partir das 8h, no Centro Comunitário do Jardim Riviera, garantindo mais comodidade e acesso às famílias da região.
A secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, destaca que a iniciativa representa um importante avanço na descentralização dos atendimentos da causa animal.
“A proposta do PATA Mais Perto de Você é justamente levar o serviço até as comunidades que têm mais dificuldade de deslocamento, garantindo cuidado, proteção e dignidade para os tutores e seus pets. É uma orientação do prefeito Vilela, cuidar bem dos animais e com as parcerias, ampliamos nossa capacidade de atendimento e fortalecemos uma rede que trabalha para melhorar o bem-estar animal em toda a cidade”, afirma Pollyana.

O projeto, que contará com três edições, foi viabilizado por meio de Parceria Público-Privada e reforça o compromisso da gestão Vilela com políticas públicas de bem-estar animal, controle populacional e prevenção de zoonoses.
A coordenadora do PATA, Andréia Gil, reforça que o trabalho leva atendimento direto às famílias e amplia o acesso aos cuidados básicos. “O PATA vem até a comunidade para garantir proteção e saúde aos animais. Nesta ação, além da castração, estamos oferecendo vermifugação, antiparasitários e orientações importantes sobre os cuidados necessários com os pets. É uma forma de assegurar qualidade de vida e prevenir doenças”, afirmou.
Moradora e líder comunitária da ocupação Beira da Mata, Liduina Alves destaca a importância da presença da Prefeitura na região. “É um benefício muito grande. A castração traz saúde para os animais e evita que aumente ainda mais o número de cães e gatos aqui. Eles estão aplicando vermífugo, fazendo tratamento com as médicas veterinárias, e isso ajuda demais. Infelizmente muita gente abandona animais na área, então esse cuidado faz toda a diferença”, comentou.