Semma lança Calendário Ambiental 2014

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 12 de novembro de 2013 – A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida lançou nesta terça-feira, 12 de novembro, o Calendário Ambiental 2014, projeto desenvolvido pela Educação Ambiental nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O lançamento foi feito no auditório do SESI Aparecida e contou com a participação de autoridades e das escolas envolvidos no projeto.

O Secretário do Meio Ambiente, Fábio Camargo, ressaltou a importância da iniciativa para a preservação orientada do meio ambiente. “As crianças são a base para a conscientização da comunidade e acreditamos que através delas podemos mobilizar toda a população”. O secretário salientou, ainda, os motivos que tem feito o trabalho da SEMA tornar-se modelo para outros municípios.

“O trabalho da Semma é complexo e graças ao empenho da equipe temos sido pautados na mídia nacional o que tem nos tornado referência para outras gestões. Além do combate à poluição sonora e visual, também travamos guerra contra os entulhos e estamos realizando estudos constantes pela proteção de nossas nascentes. Englobando tudo isso à educação, temos certeza de que iremos fazer a diferença em Aparecida, no estado e no país”, relatou Fábio Camargo.

O Calendário Ambiental 2014 leva o nome do ex-secretário do Meio Ambiente Lafaiete de Campos Filho (In Memorian), precursor de ações importantes da secretaria como a Operação Tolerância Zero. Ao relembrar a atuação de Lafaiete, vice-prefeito, Ozair José, parabenizou a Semma e a Secretaria de Educação pelo projeto. “É de grande estima nomear um projeto tão importante com o nome de um colega tão dedicado. Por meio de programas assim e pela conscientização de nossas crianças, construiremos um futuro melhor a todos”.

Presente no evento, o Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães, destacou a gestão sustentável de Maguito Vilela. Segundo ele, a parceria com a capital e cidade-vizinha é importante para manter ambos os municípios no ranking de cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. “Espero que o desenvolvimento ambiental de Aparecida continue como modelo para outras cidades”.

CALENDÁRIO AMBIENTAL 2014 – O calendário é composto por 14 desenhos, feitos por alunos do 1º ao 9º ano, e selecionados por uma comissão de jurados composta por servidores das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, Cultura e da Administração Municipal. “Os desenhos foram feitos ao longo do ano, durante o trabalho de conscientização que desenvolvemos nas escolas. Ao final das atividades, eles receberam o tema Agindo Assim, Contribuo com o Meio Ambiente e trabalharam em cima de tudo o que aprenderam”, explicou o coordenador de Educação Ambiental da Semma, Alan Ambrósio da Silva, responsável pela realização do projeto nas escolas.

As crianças e jovens do município produziram 280 desenhos, dos quais 14 foram selecionados e vão estampar a capa, contracapa e os doze meses do ano. Segundo Alan, a escolha dos vencedores seguiu critérios previamente determinados, como criatividade, originalidade, coerência temática e capricho. Esta é a 5ª edição do projeto Calendário Ambiental da Semma. Este ano, a tiragem inicial será de 5 mil exemplares, que começarão a ser distribuídos no dia 18 de novembro nas empresas patrocinadoras do projeto, escolas e secretarias do município.

PRESENÇAS – O lançamento do Calendário Ambiental 2014 contou com a presença do vice-prefeito Ozair José; secretário do Meio Ambiente, Fábio Camargo; secretário da Educação, Domingos Pereira; Comandante-geral da PM, Coronel Silvio Benedito Alves; Comandante do 2º CRPM, Tenente Coronel Mauro Sales de Araújo; Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães; diretora do Campus do IFG Aparecida, Ana Lucia Siqueira de Oliveira; secretários municipais, vereadores e outras autoridades locais.