Semma lança projeto Água Limpa

9 de maio de 2017

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 13 de março de 2017 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), lançou neste sábado (11), o projeto Água Limpa. O objetivo é revitalizar os córregos e mananciais da cidade. A primeira ação ocorreu nas margens do Córrego Galhardo no setor Colina Azul. Na ocasião, secretários e vereadores municipais plantaram mudas de árvores do Cerrado ao lado da nascente.

O Projeto inclui ações como limpeza em torno dos córregos, reflorestamento, recuperação de nascentes e erosões, além de palestras sobre educação ambiental. “Todos os principais córregos de Aparecida receberão a ação. Iniciamos esta semana pelo Galhardo e o próximo a ser atendido será o Córrego Pipa, que inicia no fundo da Vila Sul, naquelas proximidades”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa.

De acordo com o secretário, na medida em que as ações ocorram, os proprietários de imóveis situados às margens dos córregos – em um raio de 11 km – serão notificados a fazerem o reflorestamento de suas propriedades. As famílias carentes receberão gratuitamente o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e mudas de árvores para o reflorestamento das áreas. O não cumprimento da notificação implicará reconhecimento da infração, podendo o infrator ser multado

A partir desta segunda-feira (13), os moradores em torno do Córrego Galhardo deverão comparecer em um prazo de 30 dias à Secretaria de Meio Ambiente, para apresentarem documentos e comprovantes de que as suas propriedades estão reflorestadas. “Se o morador não tiver condições, nós vamos fornecer o necessário. Caso contrário, ele mesmo deverá reflorestar”, salientou o secretário.

O vice-prefeito e secretário de Governo de Aparecida de Goiânia, Veter Martins, prestigiou o lançamento do projeto e abordou a importância de se preservar o meio ambiente. “Eu vejo esse trabalho como sendo de extrema importância para a nossa cidade e servirá de exemplo para os outros municípios. A recuperação das nossas nascentes e dos nossos córregos proporcionará uma melhor qualidade de vida de todos que vivem aqui”, destacou o vice-prefeito.

Presenças –Também participaram do lançamento do projeto Água Limpa, o secretário de Desenvolvimento Urbano Max Menezes, os vereadores Pastor Claudio Nascimento (PRB), Rosildo (PP), Edinho (PSDC), Hilário (PSB), Erivelton Contador (PSDC), André do Açougue (PRP), Leandro da Pamonharia (PV) e Isaac Martins (PR).