Semma realiza visita técnica no lago do CEL da OAB

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação Semma

Aparecida de Goiânia, 24 de janeiro de 2016 – O secretário do Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Ezízio Barbosa, e a equipe de técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida (Semma) realizaram na manhã desta terça-feira (24), uma visita técnica no lago do Centro de Cultura, Esporte e Lazer da Ordem dos Advogados do Brasil (CEL da OAB), localizado no município.

O objetivo da inspeção é verificar a situação atual do lago e buscar uma saída para o rompimento que ocorreu no local há alguns dias, minimizando os danos ambientais causados pela evasão da água. O clube, que é referência nacional, ocupa uma área de 171 mil m², sendo 105 mil m² de área verde, e é uma importante área de lazer para os goianos.

De acordo com o secretário da Semma, o trabalho colaborativo entre a prefeitura e a equipe do CEL da OAB é essencial para a solução do problema. “A Prefeitura de Aparecida, por meio da Semma, se compromete a encontrar a melhor saída para legalizar a situação ambiental do clube, que é um ponto de lazer para os advogados e suas famílias”, destacou Ezízio.

Soluções

Segundo o diretor da OAB, Kleber Azeredo, as etapas da recuperação do lago já foram definidas. A primeira é construir curvas de nível para fazer a drenagem da água e dissipadores para amortecer o impacto da água, evitando agressões ao meio ambiente. Concluídas estas etapas, será realizada a recuperação final do lago principal do clube.

Além disso, o secretário geral da OAB-Goiás, Jacó Carlos, se comprometeu com a restauração do patrimônio e assegurou que a recuperação do lago e toda a parte de preservação do CEL da OAB obedecerá à legislação ambiental do município e às leis federais. “Isso precisa ser corrigido e dentro das opções que estão sendo discutidas com os técnicos é possível dissipar a água sem causar danos ao meio ambiente”, adiantou o secretário.