Sepultado o secretário de Meio Ambiente de Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Aparecida de Goiânia, 27 de fevereiro de 2012 – O secretário de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Lafaiete Campos Filho, 56 anos, está sendo sepultado neste momento, no cemitério Parque Memorial de Goiânia – GO-020, saída para Bela Vista – onde o corpo também foi velado. Além dos familiares, a cerimônia conta com a presença do prefeito Maguito Vilela (PMDB) e do governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB). Numa última homenagem à Lafaiete, o secretário da Fazenda de Aparecida de Goiânia, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, falou aos presentes em nome de todos os secretários e demais colegas de trabalho do amigo.

Lafaiete Campos Filho faleceu nesta madruga (27 de fevereiro de 2013), às 3 horas, no Hospital Lúcio Rebelo, em Goiânia, após um infarto. Ele passou mal depois de participar da missa de sétimo dia do seu pai, o ex-deputado estadual Lafaiete de Campos, que morreu na última quarta-feira, em Goiânia, aos 92 anos de idade. Durante todo o dia, amigos e colegas da administração municipal passaram pelo cemitério Parque Memorial prestando solidariedade à família. O prefeito Maguito Vilela, que já havia decretado luto oficial de três dias no início desta manhã, voltou a lamentar a perda de seu auxiliar. “Lafaiete era um alto funcionário, extremamente técnico e competente. Vinha dinamizando as ações da Semma e conseguindo ótimos resultados. Aparecida perde muito com o seu falecimento”, disse o prefeito.

Personalidades políticas do Estado e representantes de todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – também prestaram condolências. Entre eles, o desembargador do TJ-GO Floriano Gomes; o vice-prefeito de Aparecida Ozair José (PT); todos os secretários da administração municipal; o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB), bem como todos os vereadores de Aparecida que participavam de audiências em Brasília e anteciparam o retorno; membros do governo Estadual; os deputados do PMDB Daniel Vilela (Estadual) e Leandro Vilela (Federal); o deputado estadual e ex-governador, Ademir Menezes (PR); e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, José Macedo (PR).

TRAJETÓRIA – Casado há 31 anos com Ani Siqueira Campos, com quem tem três filhos – Frederico Siqueira Campos, Felipe Siqueira Campos e Carolina Siqueira Campos – Lafaiete Campos Filho nasceu em Goiânia em 22 de maio de 1956. Era administrador de empresas e consultor imobiliário. Passou a integrar a equipe do prefeito Maguito Vilela (PMDB) em maio de 2012, mas antes já havia sido titular da mesma pasta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aparecida, durante a gestão do ex-prefeito José Macedo (PR).

Além disso, Lafaiete também exercia a função de delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Começou a desenvolver projetos profissionais em Aparecida há 28 anos, e há 22 mudou-se definitivamente para a cidade. Foi assessor especial do Governo de Tocantins logo após a criação do Estado, em 1988, tendo contribuído imensamente para o planejamento urbano da capital, Palmas.

Atuação forte na Secretaria de Meio Ambiente

À frente da Semma desde maio passado, Lafaiete imprimiu um ritmo intenso de trabalho à pasta, especialmente na área de fiscalização. Foi responsável por deflagrar a operação “Tolerância Zero para Som Automotivo”, iniciada em janeiro deste ano, que chegou a ser destaque na mídia nacional pelos efeitos positivos que provocou já no seu primeiro mês de vigência. Em consequência de seu trabalho, a cidade chegou a ser citada como exemplo para grandes centros urbanos onde a poluição sonora tem se tornado um dos principais problemas, como São Paulo.

A operação em Aparecida de Goiânia estabeleceu o volume máximo de barulho permitido na cidade em 70 decibéis. Se ultrapassado esse limite, o carro é apreendido e só pode ser retirado pelo proprietário mediante pagamento de multa. A partir do próximo dia 1º de março, no entanto, quando a medida completa dois meses, o responsável passará a responder ainda por crime ambiental e perturbação do sossego público. A ação tem sido desenvolvida em parceria com a Polícia Militar e, além da apreensão de veículos, resultou em uma série de prisões e apreensões de drogas e armas. As abordagens eram com frequência acompanhadas por Lafaiete.

Recentemente, o secretário também acompanhou o prefeito Maguito Vilela e o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, aos Estados Unidos, onde conheceram uma indústria americana especializada em tratamento de resíduos sólidos. Lafaiete tinha entre seus principais projetos a aplicação de um sistema desse caráter em Aparecida de Goiânia, capaz de aliar técnicas mais modernas e limpas à maior economia para o município. Nos últimos meses, vinha se dedicando à conversações com várias empresas do ramo, interessadas em investir no município.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)