Serviço itinerante para testes rápidos de Aids e outras DSTs começa operar em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 1° de dezembro de 2014 – Com o objetivo de ampliar as estratégias de prevenção contra doenças como Aids, hepatites virais e outras sexualmente transmissíveis (DSTs), o micro-ônibus adaptado para atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante começou a operar na manhã desta segunda-feira (01). O micro-ônibus foi adquirido com recurso do governo federal, proveniente do Programa Federal de DST/Aids e Hepatites. Nesta mesma data é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A solenidade de entrega foi realizada na Praça da Matriz, também nesta segunda-feira. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu ainda uma ambulância, que ficará a serviço do departamento de DSTs. A ambulância fará o acompanhamento de pacientes que fazem tratamento em outro município, como no Hospital de Doenças Tropicais, na capital.

O Centro de Testagem e Aconselhamento já funciona no Centro Clínico de Aparecida, fazendo testes rápidos para diagnósticos de Aids, hepatites virais e outras DSTs. “O micro-ônibus atenderá a população aparecidense em situação de vulnerabilidade ou de difícil acesso à prevenção. Além de ter profissionais conscientizando a população, será feito o acompanhamento de pacientes no tratamento das doenças”, destacou o prefeito Maguito Vilela.

“Nossa intenção é facilitar o acesso ao diagnóstico antecipado dessas doenças, fazendo um trabalho de prevenção. O micro-ônibus itinerante ficará em média 20 dias em cada bairro, de acordo com a demanda. O objetivo é atender todas as regiões do município”, explica a Coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites da SMS, Luzia Oliveira.

A aposentada Tereza Rodrigues da Costa, moradora do setor Serra Dourada 3 aproveitou a oportunidade para realizar o teste rápido. “Tem que fazer para se prevenir. O quanto antes começar o tratamento, melhor”, pontuou Tereza, que também é doadora de sangue e por isso precisa manter os exames em dia.

O CTA itinerante ficará na Praça da Matriz até às 13 horas desta segunda feira (01). No período vespertino e noturno o atendimento será feito na região dos motéis, no setor Santa Luzia. “O objetivo é que o atendimento chegue aos principais grupos risco como profissionais do sexo, travestis e usuários de drogas”, completa Luzia Oliveira.

Para a diretora do departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental da SMS, Vânia Cristina, cada ano a preocupação da Prefeitura é de ampliar o atendimento. “Este ano tivemos 18 casos de HIV para cada 100 mil habitantes, é um índice muito alto. Por essa razão temos que trabalhar com conscientização e prevenção, além do tratamento precoce de novos casos”, explicou Vânia.

O micro-ônibus foi adaptado para a realização de atendimentos individuais e possui três salas, sendo, uma destinada para tratamento psicológico e orientações sobre a doença, uma para a realização dos testes rápidos e uma para vacinação. O automóvel conta também com banheiro e toldo externo. Todas as salas possuem ainda lavatórios para higienização das mãos, com porta papel, saboneteira e armários.

CAMPANHA MUNDIAL CONTRA AIDS – O tema da campanha de 2014 é “Eu me previno, eu me testo, eu me conheço, #partiuteste”. O público alvo é, principalmente, jovens de 15 a 24 anos, das classes C, D e E. O objetivo do Ministério da Saúde é que a população se previna ou faça o teste para descobrir a doença no início, já que isso facilita o tratamento.