Setor Cruzeiro do Sul e região recebem mutirão de Aparecida

Por Lígia Mariani

19 de junho de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Força-tarefa segue até o final desta semana beneficiando direta e indiretamente mais de 40 mil pessoas

Começou nesta segunda-feira (19), na região do Cruzeiro do Sul, mais uma edição do Mutirão de Aparecida – A Prefeitura mais perto de você. A frente de trabalho do município leva mais de 100 serviços oferecidos de forma gratuita à população e contempla também outros cinco bairros: Jardim Nova Era, Setor dos Afonsos, Vila Brasília, Jardim Luz e Vila São Tomaz. Ao todo serão beneficiadas mais de 40 mil pessoas direta e indiretamente. O pontapé inicial do mutirão foi dado na Praça Espanha, no Jardim Luz.

“Mais um mutirão com diversas frentes de serviços, desta vez para o setor Cruzeiro do Sul e mais cinco bairros da região. Nosso intuito é trazer para a população serviços de roçagem, pintura de meio-fio e recapeamento. E na sexta e sábado, teremos os serviços diretos como consultas e exames oftalmológicos, emissão da carteira de identidade, serviços sociais. Nossas equipes estarão trabalhando em prol da comunidade durante toda a semana”, disse hoje o prefeito Vilmar Mariano no lançamento da força-tarefa, enfatizando ainda que irá despachar e visitar os moradores na região nesta semana.

Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, falou sobre a importância dos mutirões no município. “Essa ideia veio lá atrás, em Goiânia, feita pelo saudoso Iris Rezende e que teve continuidade com Maguito aqui em Aparecida, comigo na minha gestão e agora Vilmarzinho. O mutirão, além de vários serviços indiretos que beneficiam os moradores, atende de perto a população mais vulnerável”, destacou Gustavo durante café da manhã com lideranças na Igreja Esperança que contou com a presença do deputado federal, Jeferson Rodrigues.

Representantes da região, a vereadora Camila Rosa e a vereadora licenciada e secretária do meio ambiente, Valéria Petersen, agradeceram a atenção dada ao setor pela Prefeitura. “O prefeito nos ouviu e veio prontamente nos atender, isso é gestão de qualidade. É legislativo e executivo caminhando juntos”, falou Camila. “Hoje é motivo de festa para nós. Mais uma região contemplada com tantos serviços. E no fim de semana teremos os atendimentos diretos que são fundamentais para nossa população”, complementou Valéria.

Durante toda semana, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida, estarão na localidade prestando serviços como varrição de ruas, roçagem de lotes baldios, poda de árvores, troca de lâmpadas da iluminação pública, pintura de meio-fio, operação tapa-buracos, recapeamento e revitalização da sinalização de trânsito.

Presente na abertura dos trabalhos do Mutirão de Aparecida, o presidente da Câmara de Vereadores, André Fortaleza, disse estar feliz e com grandes expectativas para esta edição. “Eu creio que o prefeito irá realizar um excelente mutirão aqui na nossa região, que é o que a população espera”, comentou ele.

Atendimentos diretos

Os atendimentos disponíveis na sexta e sábado do Mutirão, 23 e 24, serão ofertados a partir das 8h de sexta-feira, no Colégio Estadual Petrônio Portela, localizada na Rua dos Marmelos, Conjunto Cruzeiro do Sul e sábado até as 13h, onde estarão disponíveis serviços como consultas e exames oftalmológicos, emissão da carteira de identidade, inscrição no Bolsa Família, atualização no CadÚnico, vacinas contra diversas doenças e emissão do Cartão do Idoso, entre outros. Além disso, ainda espaço kids, com recreação e lanche para as crianças.

“Toda a estrutura da prefeitura será montada na escola, levando os serviços da administração para mais perto da população. Esse tipo de benefício é importante e ajuda muita gente, pois muitos trabalham dia todo e não têm condições de ir até o órgão da prefeitura. E estando todos em um único lugar, facilita muito a vida das pessoas que aqui vivem”, salientou a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Aparecida, Sulnara Santana.

Fepagri

Para finalizar o Mutirão, acontecerá no domingo, 25, a Feira dos Produtores da Agricultura Familiar (Fepagri). A Feira ocorrerá das 8h às 12h no espaço de convivência do Viveiro Cerrado de Aparecida, ao lado do Parque da Criança, no Setor Mansões Paraíso. No local haverá barraquinhas com temperos, hortaliças frescas, legumes em conserva, mel, doces, pães e bolos com fermentação natural, bolos, artesanatos e outros produtos comercializados pelos agricultores familiares de Aparecida.

Autoridades presentes
Diversas autoridades estiveram presentes no lançamento do Mutirão, que também contou com uma benção, na Igreja Esperança liderada pelo Pastor Romeo Ivo de Almeida, que abençoou a semana e os trabalhos diante de autoridades. Marcaram presença o deputado Federal, Jeferson Rodrigues, o ex-deputado federal João Campos, os vereadores André Fortaleza, Gleison Flávio, Camila Rosa, Hans Miller, Arnaldo Leite, Zé Filho, Fábio Ideal, William Panda, Marcos Miranda e Isaac Martins, além de secretários municipais e lideranças da região.