SME realiza nesta sexta, 28, eleições para novos gestores de escolas e Cmeis municipais

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 27 de novembro de 2014 – A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta sexta-feira, 28, a partir das 7h, a eleição direta para escolha dos diretores e secretários gerais das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Aparecida. Poderão votar funcionários efetivos, pais e alunos a partir de 12 anos de idade.

“A gestão democrática é, sem dúvidas, um modelo de direção eficaz e funcional. A própria comunidade é responsável pela escolha do seu gestor e a partir daí, pais, alunos e todos os segmentos educacionais passam a acompanhar de perto as demandas e o ritmo daquela unidade escolar específica”, destaca o secretário Domingos Pereira.

Recentemente aprovada, a lei que permite a recondução do gestor pela terceira vez não valerá nestas eleições. O secretário explica que o motivo está no processo de homologação do pleito eleitoral deste ano que já havia iniciado. “Quando a lei foi aprovada na Câmara, o processo desta eleição já estava em andamento e para não interferir nele, a lei só valerá para as próximas”.

A votação terá início às 7h e encerramento às 21h. Após o resultado das eleições, os vencedores terão de participar do curso de Gestão Escolar, cujo diploma é critério para tomar posse e assumir as funções dos dois cargos.

Requisitos – Para formar as chapas os concorrentes deveriam ser professores estáveis, com experiência mínima de três anos e estarem lotados na unidade em que se candidataram por mais de um ano. “Esses critérios são fundamentais para que a pessoa que comandará a escola não só conheça sua função, mas também a comunidade escolar na qual irá trabalhar”, ressalta o secretário municipal de Educação, Domingos Pereira.

Serviço:

Assunto: Eleição para novos gestores de escolas e Cmeis municipais de Aparecida