SMS alerta população para febre chikungunya

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


A prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará em dezembro uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede assistência sobre os males da febre chikungunya. A doença, considerada popularmente como “prima da dengue”, foi detectada pela primeira vez no Brasil em agosto deste ano e tem se espalhado rapidamente por todo o país. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Vânia Cristina Oliveira, a descoberta não é motivo de aversão por parte da população, mas de alerta.

“Pedimos a colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes nas residências para realizar as vistorias e orientação nos domicílios. Todos os servidores destacados para esta ação estão devidamente uniformizados. Ao entrar nas residências, os agentes vistoriam toda a casa. Além do mais, a prevenção e as medidas de combate tanto da dengue quanto da febre chikungunya exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Pois onde há mosquito com certeza existe criadouro”, explica.

Os sintomas da febre Chikungunya são característicos de uma virose como febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. “É interessante ressaltar que, diferentemente da dengue, por exemplo, viral transmitida pelos mesmos vetores, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano. Há relatos de casos de pacientes que não conseguem escrever. Não há vacina ou remédio para curar a enfermidade. O tratamento é paliativo, já que há apenas medicamentos para aliviar os sintomas. Uma vez que a pessoa é infectada pelo Chikungunya e se recupera, ela se torna imune à doença”, explica a diretora de Vigilância em Saúde.

Prevenção – As ações de controle vetorial são realizadas diariamente e serão intensificas para controlar a população de mosquitos no município. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão sendo realizados mutirões de limpeza nas encostas e lotes baldios. Nos casos onde há transmissão de casos de dengue é realizado o bloqueio com inseticidas.

No dia 6 de dezembro será realizado o dia “D” de combate ao Aedes aegypti transmissor da Dengue e Chikungunya, esta ação está prevista para ser realizada no país inteiro conforme orientação do Ministério da saúde. “Em Aparecida será realizada uma grande mobilização em parceria com todos os órgãos da administração municipal e envolvimento da população”, ressalta Vânia Cristina.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)