SMS aplica novas estratégias para atualização do Cartão SUS

9 de maio de 2017

Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 06 de junho de 2016 – Com o propósito de dar celeridade ao fluxo de atendimento, além de tranquilizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu novas estratégias para atualização do cartão SUS. As medidas começam a valer já nesta segunda-feira (06). A SMS pede a colaboração da imprensa na divulgação das informações que visem orientar a população, além disso, a compreensão dos aparecidenses.

A partir de agora, no caso de pacientes que estão com dados desatualizados ou incorretos no sistema cadsusweb ou sisreg, (nome, telefone, sexo, nome dos pais etc), mas possuem endereço cadastrado em Aparecida, as unidades públicas de saúde devem emitir o chequinho e orientar o paciente a procurar a sede do cartão SUS para atualizar o documento, em um prazo de 30 dias, que poderá ser prorrogado. A atualização dentro desse prazo será necessária para a realização de novos procedimentos ambulatoriais.

Para exames de mamografia e citologia a orientação não muda. Ou seja, nesses casos a atualização precisa ser feita antes da emissão do chequinho, uma vez que laboratórios e clínicas particulares conveniadas possuem sistemas interligados aos dados do Ministério da Saúde e precisam dos cadastros atualizados para faturar a prestação de serviço.

Em situações que o paciente possui cartão SUS de Aparecida, mas no cadastro o endereço é de outro município, a unidade que realizou o atendimento,  irá recolher a documentação do paciente (RG, CPF e comprovante de endereço), e enviar  à coordenação do Cartão SUS, para proceder com a atualização. Após esse procedimento a unidade entrará em contato com o paciente para buscar o cartão e o chequinho. Isso evitará que o paciente precise se deslocar da unidade de saúde  até a sede do Cartão do SUS.

É importante que aquelas pessoas que estejam realizando algum tipo de tratamento ou procedimento no município atualizem o cartão. O restante da população poderá fazer a atualização de forma gradativa, durante o ano todo.

Para pessoas que ainda não possuem o cartão SUS, mas residem em Aparecida, a SMS orienta a procurar a coordenação do Cartão SUS com a documentação exigida na Portaria N° 38/2016.