SMS capacita profissionais de saúde para manejo de pacientes com suspeita de febre amarela

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 09 de fevereiro de 2017 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira (10), para os profissionais de saúde do município, capacitação sobre o manejo de pacientes com suspeita de febre amarela. Apesar de Aparecida não ter registrado nenhum caso até agora, mas tendo em vista o número de casos notificados em algumas regiões do Brasil, como no interior de Minas Gerais, Aparecida sai na frente mais uma vez, e opta por fazer um trabalho de prevenção, preparando os profissionais de saúde.

A capacitação será feita em dois momentos, no auditório do campus da Universidade Estadual de Goiás, em Aparecida. Pela manhã, a partir das 8h30, o médico e palestrante do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, Frederico Ribeiro, falará sobre protocolo de pacientes com suspeita de febre amarela, dengue e assuntos relacionados, com médicos e enfermeiros das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). À tarde, a partir das 13h30 será a vez dos profissionais das unidades de ambulatório e urgência e emergência.

De acordo com o médico Frederico Ribeiro, que é referência em arboviroses, o avanço da febre amarela é muito rápido. “O índice de letalidade é de 50%, por isso é muito importante que os profissionais estejam bem preparados para realizar um diagnóstico e uma terapêutica precoces. Como os sintomas são bem parecidos com os de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, é fundamental também que os pacientes procurem uma unidade de saúde no início dos sintomas”, ressalta.

A Coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro, também ministrará palestra no evento sobre calendário vacinal, revacinação, importância do cartão de vacina e demais assuntos relacionados. O objetivo é tirar todas as dúvidas dos profissionais e melhorar o atendimento à população aparecidense. “Aparecida vive uma situação confortável em relação à cobertura de vacina contra febre amarela. Temos uma cobertura de 109% da nossa população. Mas todo trabalho de prevenção é necessário”, salientou Renata Cordeiro.

SUGESTÃO DE PAUTA 

Assunto: Capacitação para profissionais de saúde de Aparecida sobre manejo de pacientes com suspeita de febre amarela.

Data: 10 de fevereiro de 2016, sexta-feira.

Horário: 8h30 às 12h (capacitação com profissionais da Atenção Básica)

13h30 às 17h (capacitação com profissionais da rede ambulatorial e de urgência)

Local: Auditório da Universidade Estadual de Goiás, Rua Mucuri, s/n, área 3, setor Conde dos Arcos – Aparecida de Goiânia

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)