SMS entrega 18° Unidade Básica de Saúde em Aparecida nesta terça, 12

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 11 de abril de 2016 – O prefeito Maguito Vilela e a secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues, entregam nesta terça-feira (12), às 18 horas, a 18° Unidade Básica de Saúde (UBS). Dessa vez, moradores do Residencial Anhambi, Jardim Tiradentes e Jardim Cascata serão assistidos. A solenidade de inauguração será na unidade que fica na Avenida 21 de abril, em frente à Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguias, no Residencial Anhambi.

A UBS substituirá dois postos de saúde que funcionavam em casas alugadas no setor Jardim Tiradentes e Jardim Cascata. As equipes 7 e 39 que atendiam nesses bairros serão remanejadas para a UBS do Anhambi, que agora possui sede própria e toda estrutura necessária para abrigar as duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A unidade está equipada para atender com duas equipes de ESF que a partir desta quarta-feira (12) já inicia o atendimento à população da região. Cada equipe tem capacidade para atender 4 mil pessoas e conta com um médico, um enfermeiro, um odontólogo e um técnico de enfermagem. A unidade funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta.

Assim como a unidade do Jardim Boa esperança, inaugurada em dezembro de 2015, e a unidade do Pontal Sul 2, entregue em fevereiro de 2016, a UBS do Anhambi também é expandida, ou seja, conta com ambientes ampliados e diferenciados das outras unidades já construídas no município. O espaço possui um consultório multiprofissional, uma sala de acolhimento para pacientes sem agendamento, sala de inalação e local para procedimentos e observação.

Apesar de não ser o perfil das Unidades Básicas de Saúde atender casos de urgência e emergência, a UBS do Anhambi está equipada com desfibrilador e oxímetro, caso algum paciente com quadro instável chegue na unidade. Além disso, a sala de observação atenderá pacientes com dengue e outros que necessitam de estabilização enquanto aguardam encaminhamento adequado.

As outras dependências da unidade seguem o modelo padrão das UBSs da cidade, que possuem farmácia, quatro consultórios médicos, sala de curativo, coleta, odontologia, vacina, almoxarifado, administração, arquivo, esterilização, guarda material, expurgo (sala para lavar instrumentos médicos), copa, banheiros adaptados, vestiários, recepção, Depósito de Materiais de Limpeza (DML) e estacionamento.

A unidade tem 483,80 metros quadrados de área construída. Foram investidos R$ 512 mil do Governo Federal e aproximadamente R$ 364.552,06 mil contrapartida da Prefeitura de Aparecida para a construção da UBS, que é de porte II.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Inauguração UBS Residencial Anhambi em Aparecida

Data: 12 de abril de 2016, terça-feira.

Horário: 18 horas

Local: Avenida 21 de abril, em frente à Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguias, Residencial Anhambi, próximo ao Jardim Tiradentes, atrás do Galpão da Luz da Vida – Aparecida de Goiânia.