SMS oferece serviços de saúde gratuitos no dia D da Campanha de Combate a AIDS

9 de maio de 2017

Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 28 de novembro de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Epidemiologia e Coordenação do Programa DSTs, AIDS e Hepatites Virais, realiza nesta quinta-feira, 01, o dia D da Campanha de Combate a AIDS. O evento será na Praça da Matriz, região Central, das 9h às 17h. Quem passar pelo local vai poder realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C, ter acesso a material educativo e orientações.

“A campanha visa estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos nós estamos vulneráveis e suscetíveis” destaca a coordenadora do Programa DST, AIDS e Hepatites Virais, Ana Paula Vieira de Deus.

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é oficialmente dia 1° de dezembro de 2016. A data tem como objetivo reforçar a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão para com as pessoas infectadas pelo vírus. HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, o vírus afeta o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

“Ter HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais desprotegidas, do compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso é importante fazer o teste e se proteger em todas as situações”, acrescenta a coordenadora.

No teste rápido, o resultado sai em apenas 30 minutos. Caso seja positivo, o Centro de Testagem e Aconselhamento já realiza a parte de orientação e esclarecimentos com o paciente. Os exames podem ser feitos de forma anônima. Os testes rápidos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento. “Nesses centros, além da coleta e execução de testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado”, explica Ana Paula Vieira.

Em Aparecida de Goiânia, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) funciona no Centro Clínico Municipal, no setor dos Afonsos. O atendimento é realizado por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogo e técnica de enfermagem, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30. São oferecidos à população os exames necessários para diagnóstico sorológico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além de consulta com abordagem de sinais e sintomas para identificação de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Além do CTA, desde 1° de dezembro de 2014, o município conta com o serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAI), que proporcionou a ampliação do diagnóstico precoce do HIV, sífilis, hepatite B/C e outras DSTs para segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade e de difícil acesso.