SMS oferece serviços de saúde gratuitos no Dia da Mulher em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de março de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou nesta terça-feira (08), um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.  A ação foi realizada na Praça da Família, que fica na Avenida Independência, das 8h às 16h, e ofereceu diversos serviços gratuitos de saúde e conscientização para população, voltados principalmente para o público feminino.

A solenidade oficial foi realizada às 14 horas com a presença do prefeito Maguito Vilela e a diretora de Atenção à Saúde, Elivaine Moreira, que na ocasião representou a secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues. O principal objetivo do evento foi de sensibilizar a população para o cuidado com as mulheres, focando questões de saúde e prevenção de violências. Além de divulgar o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher que funciona 24 horas por dia, em âmbito nacional, gratuito, de segunda a domingo, inclusive feriados.

A SMS disponibilizou stand de beleza e de cuidados com a saúde bucal; o Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante que ofereceu testes rápidos de Aids e sífilis e orientação; palestras sobre dengue, chikungunya e zika; stand multidisciplinar com profissionais de psicologia e nutrição; equipe do Programa de Violência contra Mulher; stand da Delegacia da Mulher e atividades esportivas com  a fisioterapeuta da Academia de Saúde da SMS, Eziene Maria de Paiva.

A moradora do setor Jardim Tiradentes, Maria Aparecida de Sousa Teles, aproveitou o evento para realizar o teste rápido de Aids e sífilis e elogiou o atendimento prestado. “Mesmo a gente se prevenindo é bom fazer os exames para ter certeza que a saúde da gente está boa. O teste foi muito rápido, em quinze minutos peguei o resultado”, destacou Maria.

O prefeito Maguito Vilela aproveitou a oportunidade para parabenizar e incentivar todas as mulheres a continuarem buscando espaço na sociedade. “Estou muito feliz com o trabalho das mulheres em Aparecida. Todas têm desempenhado um papel muito importante em todas as áreas e prestado um serviço relevante na construção de um mundo melhor”, destacou o prefeito.

A diretora de Atenção à Saúde falou sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher e fortaleceu a luta pela igualdade de gêneros. “Os casos de violência são alarmantes e precisamos nos engajar e procurar nossos direitos. Além disso, as mulheres precisam se preocupar mais com prevenção e saúde, porque o câncer de mama e de colo de útero, por exemplo, ainda faz muitas vítimas e poderia ser evitado se diagnosticado precocemente”, enfatizou Elivaine Moreira.

Segundo o Mapa da Violência de 2015, realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), a cada cinco minutos, uma mulher é agredida no Brasil. No período de 2001 a 2011, estima-se que ocorreram mais de 50 mil feminicídios, o que equivale a, aproximadamente, 5.000 mortes por ano. O estudo também revela que grande parte destes óbitos foi decorrente de violência doméstica e familiar contra a mulher, uma vez que aproximadamente um terço deles teve o domicílio como local de ocorrência.

Em Aparecida, o Sistema de Informação de Notificação de Agravo (Sinan) do Sistema Único de Saúde, registrou em 2015, 281 notificações de violência contra mulheres de 20 a 59 anos. Deste total 46,97% agressores eram parceiros íntimos. Por essa razão, o evento de terça (08) visa também incentivar mulheres que vivem em situação de violência a procurarem seus direitos e fazer a denúncia na Delegacia da Mulher.