SMS realiza Curso de aperfeiçoamento e atualização em Imunização nesta quarta, 15

9 de maio de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização e Rede de Frios, realiza nos dias 15 e 16 de março de 2017, das 8h às 17h, o Curso de aperfeiçoamento e atualização em Imunização. O curso será realizado no auditório do Institito Federal de Goiás, que fica na Avenida Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira, Qd-1, Lt 1-A – Parque Itatiaia, em Aparecida. O público alvo são os enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacinas das unidades de saúde do município.

“A capacitação visa reduzir erros relacionados à vacinação, manejo de doses e outros. Dessa forma, o atendimento prestado nesses serviços será mais qualificado, beneficiando diretamente os usuários das unidades de saúde. Além disso, o curso tem por objetivo geral atualizar os profissionais que exercem atividade nas salas de vacina da nossa rede”, explica a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

O curso será presencial para cerca de 220 profissionais (enfermeiros e técnicos de enfermagem) para atualização em Imunização, Centro de Referencia Imunobiológicos Especiais e Calendário Nacional de Vacinação 2017, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

O Programa Nacional de Imunização – PNI, do Ministério da Saúde, colabora para a redução da morbimortalidade causada pelas doenças imunopreveniveis, buscando a qualidade e a segurança dos imunobiológicos preconizados nos calendários e nas campanhas nacionais de vacinação para a população brasileira.

Neste sentido, o PNI desenvolve ferramentas para possibilitar instrumentalização e qualificação das atividades de vacinação em todo o território nacional. O PNI institui o Calendário Nacional de Vacinação, além de instituir mudanças periódicas neste calendário.