SMS reforça combate ao tabagismo no Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio

Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 18 de maio de 2016 – Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado oficialmente no dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nos dias 30 e 31 de maio, palestras e atividades educativas, para pacientes que fizeram tratamento pelo Programa de Nacional Controle do Tabagismo, desenvolvido pela SMS em Aparecida.

No dia 30 haverá café da manhã com pacientes que já se submeteram ao tratamento do programa, na Escola de Saúde Pública de Aparecida, que fica na Vila Brasília, às 8 horas. Logo em seguida terá palestra sobre “Motivação e Prevenção de Recaídas” com médico psiquiatra Cristiano Carvalho. A SMS fará também um cadastro de pacientes que voltaram a fumar e que tenham interesse de retomar o tratamento conforme preconiza o Ministério da Saúde.

No dia 31, a SMS enviará material educativo para as unidades de saúde, além de promover conscientização nas salas de espera das unidades. “Mediante autorização dos pacientes registraremos relatos para divulgação do programa no município, já que o objetivo é alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, além de discutir políticas públicas para reduzir o consumo do tabaco”, avalia a coordenadora de Prevenção às Violências e Promoção à Saúde, Paula dos Santos.

Segundo dados da SMS, estima-se que dos 522 mil habitantes de Aparecida, cerca de 37.577 sejam fumantes, o que representa cerca de 7,2% da população total.  Para quem pretende parar de fumar e ter um estilo de vida mais saudável, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo pode ser uma oportunidade. Muitos aparecidenses ainda não sabem, mas o programa já atende mais de 200 pessoas em 11 unidades de saúde do município.

Controle do Tabagismo em Aparecida

O programa foi instituído na cidade em 2011, ou seja, na gestão do prefeito Maguito Vilela, e atualmente funciona no Centro Clínico, no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida (Amag), Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) AD Criarte Vida, CAPS Bem me Quer e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Retiro do Bosque, Bandeirantes, Caraíbas, Independência Mansões, Jardim Paraíso, Alto Paraíso e Papillon Park.

Em cada uma das 11 unidades funciona um grupo de controle do tabagismo. Cada grupo possui cerca de 20 a 30 pessoas. Os pacientes são acompanhados juntos durante seis meses por profissionais de saúde da unidade onde realizam o tratamento, que pode ser médico, enfermeiro ou psicólogo. Porém, todos passam por uma avaliação médica individual.

O tratamento segue a metodologia do Programa de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde, com orientações técnicas de como parar de fumar, palestras sobre malefícios do cigarro, avaliação com nutricionista, dentista e medicação preconizada pelo Manual do Tabagismo.

A partir de julho de 2016, o programa se estenderá para UBS Nova Olinda e posteriormente a previsão é que a UBS Pontal Sul 2 e Cândido de Queiroz também sejam contempladas. Com a divulgação e ampliação do programa, também houve aumento na busca pelo atendimento. De acordo com informações da SMS em 2014 eram 47 pacientes atendidos pelo programa, 244 em 2015 e só no primeiro quadrimestre de 2016 já são 266 pacientes que fazem parte dos grupos de tabagismo.

“Iniciamos o grupo com um total de 20 a 30 pessoas, mas no decorrer alguns abandonam e uma média de 10 a 15 pessoas chegam até o fim do tratamento. Entretanto, cerca de 80% das pessoas que começam e terminam corretamente o tratamento conseguem parar de fumar. Por isso a atuação e a divulgação do programa são muito importantes, visto que o cigarro é desencadeador de várias doenças”, explicou Paula dos Santos.

Interessados em realizar o tratamento é só entrar em contato com a coordenação do programa e realizar o cadastro pelo telefone 3545-6706. À medida que a coordenação vai abrindo e iniciando os grupos, os cadastrados vão sendo alocados. No caso das Unidades Básicas de Saúde onde funciona o programa, o paciente pode se cadastrar na própria unidade, caso seja morador da região de cobertura da UBS.

O programa

O controle do tabagismo no Brasil é articulado pelo Ministério da Saúde por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.

O modelo é baseado em ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Atividades em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco – café da manhã com pacientes que já se submeteram ao tratamento do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Logo em seguida, palestra sobre “Motivação e Prevenção de Recaídas” com médico psiquiatra Cristiano Carvalho.

Data: 30 de maio de 2016, segunda-feira

Horário: 8 horas

Local: Rua Conde de Monte Cristo, Qd. 21, Lt. 1 ao 4, Escola de Saúde Pública de Aparecida, Vila Brasília / Parque Real – Aparecida de Goiânia