Sorteadas hoje as 500 famílias beneficiadas pelo Residencial  Buriti Sereno

Por Daniela Soares

13 de junho de 2017

Foto: Enio Medeiros

Próximo passo até a entrega dos apartamentos será o encaminhamento dos cadastros sorteados para a CEF e Agehab e a realização de visitas domiciliares.

Aparecida de Goiânia, 13 de junho de 2017 – “Queria mesmo que ele fosse sadio, pra eu poder trabalhar. Mas a casa chegou em boa hora”, comemorou Terezinha de Souza Rodrigues, mãe do pequeno Guilherme Rodrigues de Alencar, de 12 anos, portador de paralisia infantil. Ela foi uma das contempladas durante o sorteio dos 500 apartamentos do Residencial Buriti Sereno I, II e III, realizado nesta terça-feira, 13, pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Moradora do Papillon Park há 11 anos, quando veio do Ceará para Goiás em busca de tratamento para o filho, conta que não teve muita ajuda até então. “Larguei minha família, hoje vivo apenas com ele e outra filha de 20 anos, e não tenho nada, Bolsa Família, nem Renda Cidadã. A única coisa é o auxílio doença dele que consegui”, desabafou Terezinha, que espera em breve poder se mudar.

A lista com os nomes de todos os ganhadores do sorteio e as famílias selecionadas para compor o cadastro de reservas, correspondente a 30% do total de vagas, está  disponível no perfil do Facebook da Prefeitura, que fez a transmissão ao vivo do sorteio realizado na Escola do Servidor, na sede da Prefeitura.

Mais de 600 pessoas acompanharam a live, onde se encontram os nomes. Mas a postagem, que continua no ar, já foi acessada por mais de 105 mil pessoas até o momento. O resultado deverá ser publicado no final desta tarde no Diário Oficial Eletrônico do município, e estará disponível para acesso público amanhã, quarta-feira (14), bem como no site da Prefeitura também.

“É importante destacar que todo o sistema online utilizado para a realização do sorteio foi desenvolvido aqui na Prefeitura, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Informática. Isso foi crucial para a lisura e a qualidade do processo, que foi testado também por duas vezes antes do sorteio oficial”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

“Depois de todo esse processo, a pessoa contemplada passará por outro processo, futuro, de análise da CEF, da Agehab e finalmente as visitas in loco à todas as famílias. O que é necessário para verificar o perfil de cada família, a existência ou não de outros benefícios e o cumprimento dos critérios mencionados na inscrição. Depois disso, faremos um trabalho social com essas famílias, sobre como conviver em comunidade, dentro do condomínio”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ozair José.

As obras dos apartamentos serão finalizadas em cerca de dois meses, segundo estimativa da pasta. A expectativa é de que todo o processo de seleção e orientação seja finalizado com a mudança das famílias até o final do ano. As famílias contempladas pagarão parcelas que variam entre R$ 70,00 e R$ 170,00, além do condomínio, que deve ser fixado em torno de R$ 50,00.

“Sabemos que o déficit por habitação em Aparecida ainda é grande. Tanto que tivemos mais de 12 mil inscrições para este empreendimento. Mas estamos tirando 500 famílias do déficit, o que é muito significante e vai ser importante para que a gente possa dar sequência a novos projetos, atendendo o máximo possível de famílias até o final da atual gestão”, reiterou Ozair José.

MPF atesta lisura do sorteio

O sorteio foi acompanhado pelo procurador federal em Goiás, Ailton Benedito de Souza, que aprovou o sistema online criado pela Prefeitura. “Esse procedimento se assemelha bastante com o já realizado pela Agehab aqui em Goiás e o Ministério Público Federal tem de fato interesse que essas ações, que são adequadas ao cumprimento do programa, sejam replicadas em todos os municípios de Goiás e do Brasil”, analisou.

O procurador, que também recebeu um pen drive com o resultado do sorteio logo após o procedimento, também explicou sobre o objetivo do MPF ao acompanhar esse tipo de ação. “Em casos em que a quantidade de unidades habitacionais é muito menor do que o número de pessoas que podem se beneficiar, aqueles que não são beneficiados acabam se sentindo prejudicados e vão ao MPF. Nosso objetivo é prevenir esse tipo de problema, para que as pessoas contempladas sejam de fato aquelas que cumprem as regras do programa e aqueles que não sejam beneficiados tenham segurança de que não foram prejudicados indevidamente por interferências políticas, sociais ou qualquer tipo de coisa indevida”, argumentou.

Além do representante do MPF, acompanharam o sorteio representantes da Caixa Econômica Federal, da Procuradoria Geral do Município, do Procon Municipal, da Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria de Assistência Social e da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Processo de Pré-seleção do Residencial Buriti Sereno, que é composta por membros da administração, Câmara e sociedade civil organizada.

Ao todo, 10.681 famílias aptas participaram do sorteio, realizado por grupos: 5% das unidades foram reservadas a pessoas idosas; 5% a pessoas com deficiência; e as demais seguiram outros critérios definidos no edital, como famílias chefiadas por mulheres, residentes há mais de 5 anos no município, entre outros. Famílias com portadores de microcefalia serão contemplados automaticamente, sem necessidade de participação no sorteio, mas a confirmação do benefício ocorrerá após visita de fiscais.

O Condomínio Residencial Buriti Sereno I, II e III tem ao todo 832 unidades. O projeto tem parceria com a Agência Goiana de Habitação (Agehab). Dessa forma, 60% do total dos apartamentos, ou seja, 500, serão sorteados entre famílias selecionadas pelo município. As outras 332 famílias serão escolhidas pela Agehab. Para essas unidades, as inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site da estatal ou presencialmente.