Superintendente de Turismo de Aparecida é eleito presidente do Fórum Goiano de Turismo pela 2ª vez

Por Rackel Vieira

26 de setembro de 2017

Por Rackel Vieira

26 de setembro de 2017

Foto: Ênio Medeiros

Foram empossados na manhã desta terça-feira, 26, no Hotel Real Executive, os novos membros da Diretoria do Fórum Goiano de Turismo da Região de Negócios e Tradições. O Superintendente de Turismo e Relações Internacionais de Aparecida de Goiânia, Guido Marco Brem, foi eleito, pela segunda vez, o presidente do Fórum.

O órgão abrange os  nove municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro – Goiás, os quais são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Bela Vista, Nova Veneza, Hidrolândia, Nerópolis e Terezópolis. Representantes dessas cidades, o prefeito Gustavo Mendanha e o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, prestigiaram a posse.

“Quero parabenizar o Guido, que realizou um ótimo trabalho em sua primeira gestão no Fórum e tenho certeza que dará continuidade às melhorias no Turismo da Região. A Prefeitura de Aparecida dá muita importância ao turismo, isso se reflete nos nossos parques, praças e outras potencialidades. O departamento de turismo de Aparecida antes era denominado ‘Diretoria’ e agora ascendemos para ‘Superintendência’, e o intuito é transformá-la, em breve, em uma ‘Agência’. Tudo isso para fomentar, cada vez mais, a atração de visitantes e economia local, acelerando o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Em Aparecida de Goiânia, o Superintendente de Turismo tem realizado várias ações em prol do desenvolvimento do turismo na cidade. Entre suas realizações, se destacam a Feira de Artesanato e Culinária que atrai mais de 500 pessoas por noite em época normal e até 2 mil pessoas nas festas de final de ano, e a programação cultural do “Natal, o mundo dos sonhos” que atrai mais de 30 mil visitantes.

O presidente do Fórum, Guido Marco, salienta alguns projetos para os próximos dois anos. “Antes do meu primeiro mandato, o Fórum era composto apenas por cinco cidades, e consegui atrair mais quatro municípios engajados em fomentar o seu turismo. Meu objetivo agora é realizar um mapeamento dos municípios da região, cada cidade deverá criar o seu calendário de eventos, e além disso, será elaborado um site para divulgar o cronograma desses eventos”, salientou o Guido.

Além do presidente, a chapa eleita para a nova diretoria do Fórum Goiano de Turismo da Região de Negócios e Tradições é composta pela Talitta de Oliveira Silva de Martin (vice-presidente), Eva Cordeiro (1ª secretária) , Dayne Wirginia Alves Barbosa (2ª secretária), Rampa de Souza Soares (tesoureira), Pollyana Neri (relações públicas) e Divina Rosilda de Oliveira Caixeta (suplente).

A organização tem como  objetivo promover e desenvolver o turismo com vista a contribuir a sustentabilidade e cidadania das populações locais, como estratégia de inclusão social, na geração de postos de trabalho e distribuição de renda. O trabalho do Fórum de Turismo será conduzido de forma a contemplar as principais dimensões do desenvolvimento (ambiental, econômica, social e política), a partir da convergência de ações dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo da sua área de abrangência.

Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro

Na ocasião, o coordenador de Estruturação de Destinos Turísticos do Goiás Turismo e Interlocutor Estadual do Program do Ministério do Turismo, Luciano Guimarães, palestrou sobre “Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro”.

“Esse programa criado pelo Ministério do Turismo é um instrumento para identificação do desempenho da economia do turismo dos municípios inseridos nas regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. Foi instituída por meio da Portaria nº 144, de 27 de agosto de 2015. É um instrumento técnico, arrojado e inovador, que pode auxiliar a tomada de decisões de gestores, nos âmbitos federal, estadual, regional e municipal, e mudar a forma de pensar e implementar a política de turismo no Brasil”, explicou o coordenador e interlocutor.