“Temos por obrigação preparar nossas cidades para o futuro”, diz Gustavo Mendanha

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito de Aparecida de Goiânia foi um dos coordenadores da Mesa Redonda “Projetos e propostas urgentes para os municípios do G100”, realizada durante encontro da Frente Nacional dos Prefeitos

Sob forte expectativa de que no próximo ranking dos 100 municípios populosos com baixa receita per capita e alta vulnerabilidade socioeconômica (denominado G100) Aparecida de Goiânia esteja fora deste grupo, o prefeito Gustavo Mendanha destacou os pontos fortes da cidade que administra e ressaltou atrativos para novos investidores em painel realizado durante grande encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Gustavo foi um dos coordenadores da Mesa Redonda intitulada “Projetos e propostas urgentes para os municípios do G100”. Em meio à explanação dos vários indicadores positivos que atestam o desenvolvimento econômico de Aparecida de Goiânia, o prefeito também reforçou a importância daquele debate para troca de experiências e compartilhamento de projetos exitosos que poderão ser replicados em outros municípios.

“Uma de nossas principais obrigações como prefeitos é preparar a nossa cidade para o futuro, sobretudo com investimentos em tecnologia”, destacou ele, quase ao final de sua fala, acompanhado por alguns de seus auxiliares e pelo vice-prefeito Veter Martins, também secretário de Governo.

No atual ranking do G100, Aparecida ocupa a 51ª posição, com receita corrente per capita média de R$ 1.431, conforme dados de 2015. O primeiro lugar é de um município também goiano, Novo Gama (R$ 909). O último lugar, na 100ª posição, é de Ibirité (MG), com receita per capita de R$ 1.663,00.

Com menções explícitas à gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, Gustavo Mendanha citou os feitos da administração passada (2009-2012, 2013-2016) e os investimentos já programados para o seu mandato, como aumento no número de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), apoio institucional e administrativo para a instalação de instituições de ensino superior, a consolidação do trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e o foco para que o atendimento seja ainda mais humanizado, e intensificação de obras de infraestrutura, como as de pavimentação asfáltica.

As ações do poder público a fim de atrair empresas e indústrias para a cidade também tiveram destaque. Não à toa, o prefeito citou o aumento considerável do Produto Interno Bruno (PIB) de Aparecida, que saltou de R$ 5 bilhões em 2009 para quase R$ 12 bilhões em 2014. “Sediamos o maior parque industrial da Região Metropolitana de Goiânia e temos cinco polos industriais”, exemplificou Gustavo Mendanha.

A Mesa Redonda contou ainda com prefeitos do Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Pernambuco, entre outros. “Estar no G100 nos obriga, de certa forma, a ter uma visão mais proativa e uma gestão ainda mais dinâmica. Porque temos que ‘correr atrás’ para fazermos o melhor em prol de nossa gente”, avaliou Gustavo Mendanha. “Em contrapartida, também tivemos acesso a determinados recursos liberados pelo governo federal, por meio de seus ministérios, que eram especialmente destinados àqueles que estavam no G100”, acrescentou.

“Este é um grupo no qual ninguém quer ficar nos primeiros lugares. Todo mundo quer é sair”, disse, em tom bem humorado, o prefeito de Cáceres (MT), Francis Maris Cruz. Era o gancho que o prefeito de Aparecida precisava para relembrar o quanto o município que administra foi, por consecutivos anos, “discriminada”, vista como mera “cidade dormitório” e citada até como a “Baixada Fluminense de Goiás”. “Os convido não apenas a visitar Aparecida de Goiânia. Quero que vocês invistam em Aparecida”, encerrou o prefeito, bastante aplaudido.