“A parte que eu mais gostei foi a disputa dos robôs, foi muito bom ver as provas que eles fizeram e a torcida das equipes”. Essas foram as palavras do pequeno Davi de nove anos, ao assistir parte do Torneio Interno de Robótica Sesi Aparecida realizado durante o Encontro de Cultura Digital dentro do Festival Córtex – Experiências Digitais promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta sexta-feira, 31, no Aparecida Shopping.
Quem passou pelo centro de compras teve a oportunidade de conhecer parte das ações desenvolvidas pelo festival que debate questões tecnológicas e inovadoras e também oferece experiências digitais gratuitas como, por exemplo, um tour pela casa da poetisa goiana Cora Coralina por meio de imagens 360° e um óculos de realidade virtual. “Fui à cidade de Goiás, conheci a casa da Cora e não sai de Aparecida e também não gastei nada”, disse em tom de brincadeira o vendedor Olair Andrade após utilizar pela primeira ver o equipamento.
Presente no evento, o prefeito Gustavo Mendanha destacou que a gestão municipal desenvolve projetos importantes com objetivo de aproximar o cidadão das inovações tecnológicas. “Estamos trabalhando com o viés de tecnologia e inovação com objetivo de facilitar cada vez mais a vida das pessoas. Nesses eventos conseguimos fazer a imersão das pessoas com as novas tecnologias e para melhorar este ponto, estamos desenvolvendo políticas públicas para que, em breve, Aparecida seja uma cidade inteligente e essas iniciativas são importantes para difundirmos a cultura digital na nossa cidade”, destacou.
Encontro de Cultura Digital, Cinema na Praça, Game na Praça foram algumas atividades realizadas dentro do Festival Córtex que ofertou conhecimento e entretenimento em diversas ações realizadas na cidade. “Trabalhamos com uma grande diversidade de público ao longo do mês. Hoje, tivemos aqui no shopping três ações especificas: o seminário de cultura digital com especialistas e pesquisadores, tivemos também o espaço dedicado ao entretenimento e ainda uma competição de robótica. Ocupar espaços públicos com essas atividades é muito importante para aproximarmos as pessoas das novidades tecnológicas”, pontuou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.
Durante o evento também foi realizado o Encontro Centro-Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (Abcier) e a Exposição de Experiências Digitais da Escola Saga, Media Lab e Grupo Alves.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)