UBS Jardim dos Ipês é exemplo de vínculo e educação em saúde com a comunidade

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 30 de novembro de 2016 – A Unidade Básica de Saúde do setor Jardim dos Ipês tem mostrado como é possível criar vínculo com a comunidade, que é um dos principais objetivos da atenção básica. As 36 unidades básicas do município, neste mês de novembro, realizaram diversas atividades de educação em saúde, voltadas para o público masculino, por conta da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul. Na manhã desta quarta-feira (30), a UBS Jardim dos Ipês reuniu cerca de 40 pessoas na ação da unidade, a maioria homens.

O gestor da unidade, Ednan dos Santos Silva, organizou um café da manhã saudável para os pacientes, além do micro-ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. A coordenadora de Saúde do Homem, Patrícia Carvalho conversou com os pacientes sobre câncer de próstata. Ela também tirou dúvidas dos moradores do Jardim dos Ipês e desvendou tabus acerca de vários temas, relacionados à saúde do homem.

“O dia internacional do homem é comemorado no dia 19 de novembro, por isso as atividades se concentram nesse mês, mas é importante que as ações de promoção à saúde aconteçam o ano todo. A população também precisa criar o hábito de procurar a unidade porque aqui tem profissionais para atender e orientar”, explicou Patrícia Carvalho.

A enfermeira da UBS, Bruna de Castro, ressaltou que homens possuem uma resistência em procurar a unidade e cuidar da saúde. “Com as ações estamos conseguindo adesão, incentivá-los e ter cada vez mais a presença de homens na unidade. Nosso objetivo também é fazer com que eles se tornem multiplicadores do que aprendem para aqueles que não podem vir, por algum motivo”, disse a enfermeira.

“O que nós estamos fazendo aqui hoje é muito importante, mas marca um exame de próstata para amanhã para ver se esse tanto de homem vai vir”, brincou um idoso que estava assistindo a palestra. Segundo ele já realizou o exame uma vez, mas foi difícil ir ao médico. “Quando cheguei no médico não tinha mais para onde correr, tive que fazer o exame, depois vi que é tranquilo e que devemos ir mesmo”, avaliou.

Para Patrícia Carvalho ir ao médico não significa ter que fazer o exame físico. “Isso depende de cada caso e da conduta médica. O que é preciso mesmo é que as pessoas entendam é que cuidar da saúde não é constrangedor, não faz de ninguém menos homem. Por isso, é muito importante consultar um médico regularmente”, esclareceu a coordenadora de Saúde do Homem.

A manhã terminou com confraternização entre moradores, crianças e equipe da UBS Jardim dos Ipês. Ao final, todos tomaram café da manhã. Também teve algodão doce para as crianças. “Todas as nossas unidades possuem excelentes profissionais. É disso que precisamos de pessoas que abraçam a causa e se propõem a realizar atividades de promoção e educação em saúde. Aqui além da equipe da UBS, temos agentes comunitários de saúde que ajudam a criar o vínculo e uma população que necessita desses serviços, por ser um bairro muito distante”, concluiu a apoiadora da Estratégia de Saúde da Família, responsável pela unidade, Renata Elias.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)