Em Aparecida, um grupo de 12 idosas, sob a orientação de profissionais, se reúne às 14h todas as quintas-feiras na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Chácaras de São Pedro para enfrentar os desafios e descobertas do envelhecimento com arte, troca de experiências e descontração. A iniciativa atende à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, instituída em 19 de outubro de 2006 para promover, recuperar e manter a autonomia e a independência dos idosos através da atenção digna e adequada e de medidas coletivas e individuais no Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor da unidade, Rubensmar Araújo dos Santos, relata que quem desejar se unir ao grupo deve se informar no local e ressalta: “É uma experiência valiosa. São mulheres dedicadas, têm histórias de vida de coragem, superação e trabalho e apreciam as atividades de artesanato e musicoterapia, dentre outras que realizamos. Além de acompanharmos a saúde física e mental delas, temos a alegria de compartilhar horas de brincadeiras, conversas, desabafos e muito aprendizado. Isso é indispensável também para nós, que trabalhamos para ajudá-las a viver com mais qualidade, independência e conhecimento de seus direitos como cidadãs”.
Helena, Abelina, Maria da Consolação, Danizete, Maria Auxiliadora, Maria Eunice, Luzia, Sandra, Ivaldeci, Abadia, Maria do Carmo e Edircia, as integrantes do grupo, são monitoradas pela equipe de enfermagem e por agentes comunitários de Saúde (ACSs) e no último dia 29 tiveram uma reunião diferente: receberam orientações e fizeram uma sessão de exercícios ao ar livre com o ex-árbitro profissional de futebol Vilmar Aris de Oliveira.
Atenção eficaz e acolhedora
“Temos que proteger e cuidar da saúde dos idosos com eficiência, qualidade técnica e muito carinho. Atividades integrativas como essas permitem que se combata o sedentarismo, a solidão e a depressão e se viva melhor com os desafios do envelhecimento. Com o aumento da população idosa no País, o SUS precisa evoluir permanentemente para atender melhor a esse público e estamos atentos a isso em Aparecida”, salienta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira com 65 anos de idade ou mais cresceu 26% entre 2012 e 2018.
UBS São Pedro
Localizada na rua 5, número 314, no Setor Chácaras São Pedro, a UBS Valdemar Honório da Silva funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e atende também a moradores de outros bairros da região, como o Vale do Sol e o Conjunto Mabel com atendimentos básicos como pré-natal, consultas médicas, programas de prevenção e promoção da saúde, injeções, inalações, coleta de exames, vacinas e atendimentos de enfermagem e odontologia, dentre outros serviços.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)