Aparecida Digital

Acesso à Informaçãoiconeiconeiconeicone

Gustavo reitera compromisso de auxiliar UFG no processo de inauguração do novo campus, em Aparecida

Com objetivo de contribuir com o processo de inauguração do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) construído na Região…

Por SECOM
05 de junho de 2019

FacebookXWhatsAppTelegram

Gustavo reitera compromisso de auxiliar UFG no processo de inauguração do novo campus, em AparecidaFoto: Rodrigo Estrela

Com objetivo de contribuir com o processo de inauguração do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) construído na Região Leste de Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu no final da tarde desta quarta-feira,5, no Paço Municipal a vice-reitora da UGF, Sandramara Matias Chaves, e outros representantes da universidade para tratar de questões referentes a obras de infraestrutura para que unidade possa ser inaugurada, iniciando suas atividades no início de 2020.

Durante o encontro, que contou com a presença de secretários da gestão municipal, a vice-reitora apresentou ao prefeito algumas solicitações para que o campus tenha condições para iniciar suas atividades. Ele destacou que muitas das demandas apresentadas não compete ao município resolvê-las, mas pontou que o auxílio do Poder Público Municipal é fundamental para que o processo avance.

“O prédio está praticamente pronto. Agora, contamos com o auxílio da Prefeitura de Aparecida junto aos órgãos competentes para que sejam viabilizadas obras de infraestrutura como pavimentação da via de acesso, saneamento, transporte público e energia elétrica para que tenhamos condições mínimas para nos instalarmos no novo campus”, apontou Sandrama Chaves.

Atendo às solicitações e também ao que representa o novo campus da UGF para Aparecida, Gustavo Mendanha, colocou toda estrutura da gestão à disposição para contribuir, dentro das possibilidades, no processo que visa acelerar a mudança do campus e o início das atividades educacionais na nova estrutura.

“Esta é uma obra feita pelo Governo Federal, mas que é de suma importância para que a cidade possa continuar crescendo e se desenvolvendo. Por isso a parceria entre os poderes é necessária para que a instituição comece suas atividades acadêmicas o quanto antes.”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha aos representantes da UFG durante a reunião.

Segundo Sandramara Chaves, o encontro com o prefeito e parte do secretariado municipal foi positivo. A vice-reitora acredita que o processo de mudança e inauguração do campus ganhará novo ritmo com o auxílio da Prefeitura de Aparecida.

“A reunião foi muito boa porque nós já estamos com algumas tratativas com a prefeitura no sentido de viabilizarmos a mudança do campus da UFG, da sede da UEG, para a sede definitiva e a prefeitura tem se colocado à disposição em atender nossas demandas. Acredito que, agora, com as ações que serão encaminhadas a partir dessa reunião, teremos condições de fazermos a mudança até o final do ano, o que será um grande benefício para a comunidade universitária e também para a cidade. Será um marco para a UFG e para Aparecida, considerando tudo que um campus traz para o entorno e para o município em que se localiza”, disse a vice-reitora da UFG, Sandrama Chaves.

Parceria

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia aplicará recursos da ordem de R$ 3,5 milhões em ações de urbanização no novo campus da UFG no município. Além disso, o prefeito Gustavo Mendanha trabalhou junto ao Ministério da Educação (MEC) pela liberação R$ 9,6 milhões para a conclusão da primeira etapa – um prédio com salas de aula e laboratórios.

“Não mediremos esforços para que os jovens de Aparecida e região possam estudar. É importante destacar que os cursos que serão oferecidos foram idealizados de acordo com a vocação industrial da nossa cidade. Ou seja, em outras palavras, a UFG chega para dar formação profissional à nossa gente e contribuir para desenvolver ainda mais o nosso município. Mais estudo, mais dignidade, mais renda e mais qualidade de vida para todos”, sintetizou o prefeito.

Atualmente a Universidade Federal de Goiás oferece três cursos em Aparecida utilizando a estrutura do prédio da UEG no setor Conde dos Arcos. São eles: Engenharia de Produção, Geologia e Engenharia de Transportes.

Infraestrutura

Presente na reunião, que foi realizada no gabinete do prefeito, o secretário municipal da Fazenda, André Rosa, expôs que está em fase de licitação o projeto de pavimentação dos quase seis quilômetros da via de acesso aos campus, que é a extensão da Avenida Santana. O mesmo projeto, que será custeado através de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) também irá contemplar a pavimentação da primeira etapa do estacionamento da nova unidade de ensino.

Em relação a energia elétrica, o secretário destacou que a Prefeitura de Aparecida realiza tratativas desde o lançamento das obras para que a empresa responsável, neste caso a Enel, possa construir uma rede que atenda o campus.
O município mantém diálogo com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) para que as obras de saneamento básico sejam realizadas com objetivo de beneficiar o campus e a região ao redor. Ainda de acordo com André Rosa, técnicos da Saneago têm estudado e discutido com representantes da prefeitura quais os melhores projetos para instalação da rede de saneamento básico que irá atender a UFG.

Navegue entre as notícias