Vacinação contra a Influenza deve imunizar mais de 98 mil pessoas em Aparecida de Goiânia

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 25 de abril de 2014– Iniciada em 22 de abril e com duração até 9 de maio, a 16ª Campanha Brasileira de Vacinação contra a Influenza será aberta oficialmente neste sábado, 26, Dia de Mobilização Nacional, pelo prefeito Maguito Vilela e pelo secretário municipal de Saúde Paulo Rassi. Neste ano, há uma novidade: a vacinação de crianças incluirá os menores de 5 anos de idade (com até 4 anos, 11 meses e 29 dias).

Para reduzir os riscos, as complicações e as internações causadas pelo vírus da doença, a meta da Coordenação de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) é de vacinar, no mínimo, 80% do público-alvo da campanha, o que representa cerca de 98.726 pessoas no município.

No Dia “D”, para intensificar as ações, os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h sem interrupção. Nesta campanha, além de pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores da saúde, população indígena, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Atualização vacinal – Durante a campanha, a SMS aproveitará a oportunidade para atualizar as demais vacinas do calendário oficial de vacinação da criança (nos postos fixos), aplicar a vacina Pneumocócica 23 Valente (conjugada) em pessoas de 60 anos e mais (nunca vacinadas ou vacinadas há mais de 5 anos) que estejam hospitalizadas em casas geriátricas, em asilos e em albergues (o esquema da vacina é de duas doses com intervalo de 5 anos), aplicar a vacina Dupla Adulto contra tétano e difteria em pessoas com esquema vacinal incompleto, nunca vacinadas ou vacinadas há mais de 10 anos, e realizar o 2° reforço contra a Poliomielite para todas as crianças de 4 anos.

Imensa mobilização – A Campanha de Vacinação Contra a Influenza mobiliza mais de 500 profissionais da SMS especialmente treinados para a ocasião que atuarão em 30 postos fixos e 30 volantes com o suporte de 41 carros e de 12 entidades parceiras. A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Vânia Cristina, informa que haverá vacinação – dentro das faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde – para as populações migrantes, trabalhadores rurais sem-terra, grupos religiosos, segmentos populacionais menos favorecidos, moradores de favelas, dentre outros. “Vamos atuar nos locais de difícil acesso, nas áreas rurais e nas comunidades isoladas. Estamos empenhados em proteger a maior quantidade possível de pessoas em Aparecida contra a Influenza”, garante.

Serviço:

Assunto: Dia “D” – Lançamento oficial da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Aparecida de Goiânia

Data: 26 de abril de 2014 (sábado)

Horário: 9h

Local: Evento do Ação Global no Colégio Estadual Maria Rosilda – Avenida da Paz, sem número, Setor Garavelo