Vacinação infantil contra a dengue continua em Aparecida

Por Camila Godoy

23 de fevereiro de 2024

Por Camila Godoy

23 de fevereiro de 2024

Foto: Arquivo Secom Aparecida

Secretaria de Saúde atualiza cronograma de vacinação escolar. Confira

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia segue na mobilização para vacinar contra a dengue crianças de 10 e 11 anos. O imunizante é ofertado em 38 postos fixos e também é levado para escolas da cidade, conforme cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O documento com as datas e locais da vacinação escolar para os próximos dias foi atualizado nesta sexta-feira, 23 de fevereiro.

Para receber a Qdenga, vacina contra a dengue, as crianças de 10 e 11 anos devem apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação, além de estarem acompanhadas de um responsável maior de idade.

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado pode receber o imunizante.

Com cerca de 2 mil doses aplicadas na cidade, até o momento, a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro alerta pais e responsáveis: “A procura pela vacina está abaixo do esperado e enquanto isso os casos de dengue só aumentam em todo o país. Peço que vacinem logo seus filhos porque a proteção completa só se dará com a segunda dose que será ministrada três meses após a primeira. É preciso iniciar já a proteção das crianças. A dengue tem feito vítimas fatais e a prevenção, além da eliminação dos criadouros do mosquito aedes, agora também está na imunização”.

A gestora explica que o público-alvo da vacinação contra a dengue segue critérios do Ministério da Saúde, que considerou os grupos que apresentam maior número de casos, complicações e óbitos pela doença. “Começamos com as crianças de 10 e 11 anos, mas iremos ampliar até os 14 anos conforme chegam novas doses”, afirma.

Postos de Vacinação

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:

• UBS Andrade Reis
  • UBS Colina Azul