Veter busca em Brasília, recursos para preservação do Meio Ambiente

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 04 de abril de 2017 – O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins, acompanhado dos secretários Ezízio Barbosa (Meio Ambiente) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos) se reuniu nesta terça-feira, 04, em Brasília, com o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. Na pauta da reunião o pedido de recursos para o Projeto de Recuperação de Nascentes do município encabeçado pelo secretário Ezízio Barbosa e iniciado em março.

De acordo com Veter, o ministro afirmou que iria incluir o município no projeto piloto que tem o objetivo de recuperar nascentes e córregos no país. “O Fundo de captação dos recursos será internacional e Aparecida será incluída, segundo José Sarney Filho, neste projeto piloto de recuperação de nascentes e revitalização de córregos”, salientou o vice-prefeito, que estava acompanhado também do ex-deputado Sandro Mabel.

Os recursos destinados para a recuperação das nascentes de Aparecida serão de R$ 5 milhões. “O projeto iniciado em março no município inclui ações como limpeza em torno dos córregos, reflorestamento, recuperação de nascentes e erosões, além de palestras sobre educação ambiental para alunos e moradores. Já notificamos moradores das margens do Córrego Galhardo e em breve todos os córregos da cidade serão beneficiados”, disse o secretário Ezízio Barbosa.

Recuperação Hídrica

Após a reunião com o ministro do Meio Ambiente, a comitiva de Aparecida liderada pelo vice-prefeito se reuniu com o Secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, no Ministério de Integração Nacional.  Na pauta, a solicitação da liberação de recursos no valor de R$ 100 milhões para a canalização e macro drenagem dos córregos do município, evitando assim o surgimento de novas erosões. “Esse recurso será dividido em etapas e o projeto terá como objetivo reduzir as erosões, pois o solo de Aparecida é arenoso e propício para esses problemas”, enfatizou a secretária Valéria Pettersen.