Ação integrada entre as duas maiores prefeituras do estado visa conter o avanço do mosquito e garantir saúde e qualidade de vida à população
O combate à dengue ganhou força nesta sexta-feira (24) com o lançamento do primeiro mutirão de limpeza realizado em conjunto pelas Prefeituras de Aparecida de Goiânia, Goiânia e o Governo de Goiás. A abertura oficial aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Parque Flamboyant, na divisa entre as duas cidades, e foi realizada pelo prefeito Leandro Vilela, governador Ronaldo Caiado, prefeito Sandro Mabel, vice-governador Daniel Vilela e o ex-prefeito Gustavo Mendanha; além de secretários, vereadores e líderes comunitários dos dois maiores municípios goianos.
A ação, que marca o início de uma mobilização semanal e que começou logo após a solenidade oficial, integra esforços das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Urbano, além de outras frentes como a Infraestrutura, que intensificou os trabalhos de recapeamento e tapa-buracos nos bairros da região do Santa Luzia. “Essa é a primeira de muitas ações de combate ao mosquito da dengue, de limpeza e de melhorias urbanas. Estamos unidos para cuidar das nossas cidades, sempre com o apoio integral do governo do estado”, afirmou Leandro Vilela.
Durante o mutirão, equipes de agentes de saúde realizarão vistorias domiciliares, repassando orientações sobre prevenção e a destinação correta de lixo e entulho. A limpeza das ruas com roçagem, poda de árvores e retirada de entulhos, além da limpeza de bueiros e bocas de lobo foram intensificadas.
Segundo o governador Ronaldo Caiado, a união de esforços entre estado e municípios é fundamental para resultados eficazes. “Esse trabalho conjunto tem um impacto multiplicador. O sorotipo 3 da dengue está em circulação, e precisamos agir com rapidez para proteger a população. Goiás é um estado de parcerias e resultados práticos”, destacou.
Sandro Mabel, prefeito de Goiânia, ressaltou a importância da prevenção e o cuidado básico à saúde. “Enquanto nossos agentes de endemia combatem a dengue, nossas equipes de saúde estarão na ponta, atendendo a população. Precisamos cuidar das pessoas, e ações como esta são essenciais para isso”, afirmou.
Caiado explanou ainda que o mutirão foi a forma de atingir mais bairros em menos tempo, já que Goiás está em um cenário de alerta para o aumento de casos de dengue. Já são 2.096 notificações este ano, com 16 cidades em alta incidência. “E teremos nesse ano a circulação de um novo tipo de dengue, o qual a população não tem anticorpos e pode ser ainda mais perigoso”, pontuou o governador.
Vilela reforçou a necessidade de conscientização e punição para descarte irregular de lixo. “Não adianta limparmos e, no dia seguinte, vermos lixo jogado novamente. Ações rigorosas já estão sendo tomadas contra quem comete esse crime. Vamos manter nossas cidades bem cuidadas”, declarou.
O evento, feito de forma integrada, demonstra que as duas gestões estão focadas no melhor para seus moradores. “Este é apenas o começo. Vamos transformar a divisa das nossas cidades em um ponto de união. Juntos, faremos muito mais pela nossa população”, disse ainda Sandro Mabel após acompanhar junto com Caiado, Vilela e Daniel, uma vistoria dos agentes de endemia em uma residência próxima ao Céu das Artes.
Homenagem – Durante o mutirão de limpeza contra a dengue lançado nesta sexta, 24, foi realizada uma homenagem ao então prefeito e governador Maguito Vilela, que completaria 76 anos de vida nesta data. O CEU das Artes Deputado João Natal, construído e inaugurado por Maguito, ganhou uma obra de arte assinada pelos artistas plásticos Marcelo Costa e Mohamed com a imagem do ex-prefeito que marca a celebração do aniversário natalício do gestor.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)