Vilela estabelece parceria com a Polícia Federal para capturar foragidos da Justiça

Por Lígia Mariani

26 de fevereiro de 2025

Por Lígia Mariani

26 de fevereiro de 2025


Foto: Rodrigo Estrela

Centro de Inteligência Tecnológica de Aparecida será utilizado pela PF

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela e o vice, João Campos, receberam na manhã desta quarta-feira, 26, a superintendente regional da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues De Siqueira, e sua equipe técnica em seu gabinete na Cidade Administrativa Maguito Vilela. O gestor estava acompanhado do secretário de Segurança Pública, coronel Marco Aurélio Godinho e do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), inspetor Sobral. O encontro resultou em avanços significativos para a segurança pública do município, incluindo o compartilhamento de um banco de dados para identificação de suspeitos ou com mandados de justiça em aberto.

Além deste tema central, o prefeito e a superintendente da PF pontuaram as estratégias conjuntas e ações coordenadas que podem ser executadas em parceria entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais.

“Estamos consolidando parcerias estratégicas para fortalecer a segurança em nossa cidade. O acesso a esse banco de dados por nossas câmeras de videomonitoramento e a atuação integrada são fundamentais no combate à criminalidade”, destacou o prefeito Leandro Vilela, que estava acompanhado ainda do vereador Isaac Martins e dos secretários coronel Eder Fernandes (SMTA), Pollyana Borges (Meio Ambiente) e Hans Miller (Chefe de Gabinete).

Os agentes da Polícia Federal e a superintendente Marcela acompanharam ainda o prefeito e o vice-prefeito João Campos, em uma visita ao Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) de Aparecida. O CIT monitora todas as mais de 3 mil câmeras de videomonitoramento instaladas nas ruas da cidade e também em órgãos públicos. Na ocasião, Vilela explicou que reativou o Grupo de Gestão Integrada do Município, que é composto por membros de todas as forças de segurança, trânsito e saúde da cidade, agindo de forma coordenada no enfrentamento ao crime.

“Na semana passada recebi a equipe de Aparecida em meu gabinete, e hoje tivemos a oportunidade de conhecer de perto o trabalho na área da segurança pública no município, principalmente a atuação do GGIM, que se destaca pela integração de diferentes instituições no CIT. A troca de informações, o uso de tecnologias avançadas e a cooperação entre as forças de segurança são essenciais para uma atuação mais eficiente na prevenção e elucidação de crimes”, afirmou a superintendente Marcela Rodrigues.

O CIT, referência nacional em monitoramento, integra o Programa Cidade Inteligente e Olhos de Águia, operando com duas centrais de videomonitoramento e um moderno Data Center. Essa estrutura armazena dados da prefeitura e contribui diretamente para a segurança pública e o atendimento à população.

Vilela pontuou ainda que a segurança da população de Aparecida é uma das suas prioridades como gestor municipal. “Desde o início de minha campanha tenho destacado meu compromisso com a segurança pública, consolidando a cooperação entre instituições, fazendo parcerias importantes com o Estado e com o Governo Federal para proteger a população de Aparecida. A reativação do GGIM logo nos primeiros meses e essas parcerias importantes que estamos firmando serão os pilares na garantia de uma cidade mais segura para todos”, concluiu.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)