Vilmar e Caiado assinam contrato de financiamento de novas obras de esgoto em Aparecida

Por Allan David (com informações da Secom/Governo de Goiás)

29 de maio de 2023

Por Allan David (com informações da Secom/Governo de Goiás)

29 de maio de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Os recursos são de R$ 728 milhões, que vão custear obras de esgotamento sanitário também em Trindade

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o governador Ronaldo Caiado assinaram nesta segunda-feira (29) um contrato de financiamento de R$ 728 milhões para conclusão de obras destinadas a coleta e tratamento de esgoto e realização de novas intervenções na rede de esgotamento sanitário da cidade. O investimento, que será feito por convênio entre o Governo de Goiás, Caixa Econômica Federal e Banco BTG Pactual, vai custear obras de esgoto também em Trindade.

Com o financiamento, serão implantados em Aparecida 898,6 km de rede coletora de esgoto, 38 km de interceptores, 12,5 km de coletores, 14,5 km de linha de recalque, 1,5 km de emissários e 43,5 mil novas ligações, além de novas estações elevatórias de esgoto.

As redes coletoras e as respectivas ligações prediais serão executadas nas bacias Santo Antônio, Lages e Dourados. Também está prevista a execução de 4.350 ligações intradomiciliares sem custo para famílias de renda mensal inferior a R$ 1,6 mil. Ao todo, 137 mil habitantes serão beneficiados com as obras.

“O saneamento básico era um sonho da nossa cidade que hoje está sendo realizado. Era um problema que começou a ser sanado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e que está sendo solucionado agora, na nossa administração”, lembrou o prefeito Vilmar Mariano em referência ao pai do vice-governador Daniel Vilela, que participou da cerimônia.

Prefeito Vilmar Mariano agradeceu pelos investimentos do Estado em Aparecida de Goiânia – Foto: Rodrigo Estrela

O governador Ronaldo Caiado enfatizou que uma de suas metas no governo é universalizar o saneamento básico em todos os 246 municípios goianos. E destacou, nesse projeto, a importância das obras que serão executadas em Aparecida e Trindade. “São cidades estratégicas para a Região Metropolitana de Goiânia. Juntas, Aparecida e Trindade têm uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes”, ressaltou Caiado.

Daniel Vilela, que tem longa trajetória de colaboração com Aparecida, contextualizou: “Eu vivi grande parte dessa história, os desafios, os números sofríveis que Aparecida de Goiânia tinha em relação ao saneamento básico”.

Origem dos recursos

O financiamento tem recursos oriundos do programa “Saneamento Para Todos” do Ministério das Cidades. Segundo o Governo de Goiás, eles possibilitarão o cumprimento da meta de universalização pactuada entre a Saneago e a BRK, que prevê que 90% da população urbana atendida com abastecimento de água dos dois municípios seja beneficiada com os serviços de coleta e tratamento de esgoto até o final de 2023.

Em Trindade, os recursos possibilitarão a implantação de 276 km de rede coletora, 15,3 km de interceptores, 11,8 km de linhas de recalque, 13,7 mil novas ligações prediais de esgoto e 1,4 mil ligações intradomiciliares sem custo para as famílias. No total, 41 mil moradores serão beneficiados.

A perspectiva do governo estadual é que, em dezembro deste ano, somando-se a população também de Jataí e Rio Verde (onde outras obras estruturantes estão sendo viabilizadas), cerca de 1 milhão de pessoas dos quatro municípios disponham de esgotamento sanitário.

A cerimônia de assinatura do contrato teve participação também do prefeito de Trindade, Marden Júnior, e do deputado estadual Veter Martins (Patriota).