Vilmar e Pedro Wilson dialogam sobre proteção do patrimônio histórico de Aparecida

Por Allan David

6 de dezembro de 2023

Por Allan David

6 de dezembro de 2023

Foto: Wigor Vieira

Prefeito enaltece disponibilidade do órgão federal para com o município; é a segunda vez, em 15 dias, que o superintendente do Iphan em Goiás visita Aparecida

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu nesta quarta-feira (06) uma visita institucional do superintendente em Goiás do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Pedro Wilson. Em pauta, o encaminhamento de processos para tombamento de patrimônios do município no campo religioso e cultural.

A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e contou com participação do procurador-geral do Município, Fábio Camargo, e do secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior.

Os gestores fizeram ainda um balanço do andamento da restauração do Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz, como é conhecida. O templo está sendo revitalizado pela Prefeitura de Aparecida com acompanhamento do Iphan, que aprovou o projeto de restauração da paróquia (considerada por lei um patrimônio cultural do município).

“O Iphan é um parceiro de primeira hora do nosso município. Além de acompanhar minuciosamente as obras no Santuário Nossa Aparecida, garantindo a manutenção das características originais da igreja, está engajado na análise de outras demandas relacionadas à proteção do nosso patrimônio histórico e artístico”, comentou o prefeito Vilmar Mariano.

Essa é a segunda vez, em duas semanas, que o superintendente do Iphan, representando o Governo Federal, comparece à Prefeitura de Aparecida para ouvir solicitações do município.

No dia 23 de novembro, a Coordenadoria de Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia solicitou ao Iphan, através de Pedro Wilson, o reconhecimento e/ou tombamento dos festejos e tradições das comunidades de matriz africana Ilê Onilewa Azando, no Jardim Buriti Sereno, e Vovó Maria Conga, no Jardim Alto Paraíso.

“Estamos nos entrosando para trabalharmos juntos em vários projetos, como a questão dos quilombolas, dos indígenas, dos terreiros – que precisam de proteção e apoio – e da Igreja Matriz. Precisamos levantar outros aspectos da história de Aparecida, que, além de ser um centro cultural, social e econômico, tem um patrimônio histórico”, encerrou Pedro Wilson.