Vilmar Mariano assina acordo que repassa R$ 9 milhões em retroativos a servidores administrativos da educação

Por Thiago Oliveira

8 de maio de 2024

Por Thiago Oliveira

8 de maio de 2024

Foto: Wigor Vieira

Decisão atende reivindicação de mais de nove anos dos servidores de Aparecida. Pagamento será feito em duas parcelas a partir da homologação do acordo pela Justiça

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia firmou um acordo junto ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego), para o pagamento do retroativo de 2015 da data-base dos servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação. O valor total do acordo ultrapassa os R$ 9 milhões e deve começar a ser pago neste mês.

Após anos de reivindicações e negociações, o acordo representa uma vitória significativa para os funcionários administrativos da educação do município. A demanda, há muito tempo aguardada pelos servidores, finalmente se concretizou por determinação direta do prefeito Vilmar Mariano.

“Assinamos o acordo com os trabalhadores que tanto nos ajuda a cuidar das crianças de Aparecida. Essa era uma pendência que vinha se arrastando há mais de nove anos e que agora terá finalmente o pagamento. Vamos trabalhar para que este mês ainda a gente possa realizar o pagamento da primeira parcela”, afirmou o Prefeito.

Conforme estabelecido, o valor total do repasse é de R$ 9.189.238,07, que será pago em duas parcelas. O trâmite do pagamento agora depende da Justiça, que deve apreciar e legitimar o acordo.

A primeira parcela do pagamento deve ocorrer em até cinco dias após a homologação judicial e a segunda em até 30 dias a partir da mesma data. O montante representa os valores líquidos devidos a 1912 servidores ativos e inativos.

A decisão, “além de ser uma resposta às necessidades dos trabalhadores da educação, também demonstra o compromisso da administração municipal em valorizar e reconhecer o importante papel desempenhado pelos servidores administrativos”, explica o procurador geral do município, Fábio Camargo.

Além deste acordo, Aparecida também cumpre o piso dos professores, assinado no ano passado pelo Prefeito Vilmar Mariano, que definiu um aumento de 14,95%. O município também atua na reforma de escolas e só neste ano já entregou as reformas das Escolas Joana Angélica Rissaris Paganin, Menino Jesus, O Pequenino e Menino Jesus.