Vilmar Mariano e Sandro Mabel inauguram centro de treinamento para trabalhadores de Aparecida

Por Allan David

18 de setembro de 2023

Por Allan David

18 de setembro de 2023

Foto: Jhonney Macena

Localizado na Escola Sesi/Senai do setor Village Garavelo, novo complexo vai capacitar profissionais para trabalho em altura, em locais confinados e operação de empilhadeira

O prefeito Vilmar Mariano participou nesta segunda-feira (18), na Escola Sesi/Senai de Aparecida, no Village Garavelo, da inauguração do Centro de Treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho (SST). É um complexo com estruturas e equipamentos voltados à capacitação de profissionais da indústria que atuam em espaços confinados, com trabalho em altura ou operam empilhadeiras.

Conforme o supervisor de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi/Senai Aparecida, Leonardo Macário, o Centro de Treinamento ficará à disposição das empresas, para que elas enviem os profissionais a serem capacitados, e às pessoas da comunidade em geral que queiram se qualificar em uma destas três especialidades. Os cursos têm duração de 8 horas a 32 horas-aula.

Os interessados nas capacitações podem obter mais informações pelos telefones (62) 3236-6909 e 99990-4706. Macário explica que ao investir nos trabalhadores para que eles se reciclem nesses cursos, as empresas terão profissionais qualificados para atender às Normas Regulatórias (NR’s) 33, de trabalho em espaços confinados, e 35, que regula o trabalho em altura.

Recepcionado na Escola Sesi/Senai pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, o prefeito Vilmar Mariano se disse impressionado com a excelência do Centro de Treinamento. “É uma estrutura que vai preparar as pessoas não só para o trabalho, mas para a vida”, ressaltou o gestor ao lembrar da vocação de Aparecida para a industrialização.

Prefeito Vilmar Mariano agradeceu ao setor produtivo pelos investimentos feitos em Aparecida – Foto: Jhonney Macena

A indústria é um dos três ramos da economia que mais geram postos de trabalho em Aparecida. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que a indústria encerrou o 1º semestre deste ano com 21.834 vagas de trabalho formal ocupadas, o equivalente a 19% dos 110.841 trabalhadores celetistas ativos no município na iniciativa privada.

O presidente da Fieg reconheceu as condições criadas pelo poder público de Aparecida para a expansão das atividades do setor produtivo e, particularmente, da indústria. “Aparecida tem um polo industrial muito dinâmico, diversificado, que atrai diversos tipos de investimento; além de sua localização estratégica”, elencou Sandro Mabel.

Ele citou também como diferencial do município para atração de empresas a agilidade nos processos de obtenção de licenças e alvarás junto a Prefeitura de Aparecida. A celeridade no atendimento desses pedidos é o principal objetivo do Comitê Permanente de Desburocratização (CPD), um grupo de trabalho intersetorial criado pelo prefeito Vilmar Mariano para ouvir, analisar e atender, dentro da legislação, as demandas das empresas, estimulando, assim, as atividades econômicas.

Autoridades presentes

Acompanharam o prefeito Vilmar Mariano no evento a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, o secretário de Indústria e Comércio, Felismar Martins, e outros membros do secretariado municipal. Também participaram da inauguração do Centro de Treinamento os vereadores Camila Rosa (PSD) e Araújo (MDB).