Vilmar Mariano visita bares de Aparecida participantes do Comida di Buteco

26 de abril de 2024

Foto: Brunno Moreira

14 estabelecimentos em Aparecida de Goiânia participam do concurso gastronômico

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, visitou na noite desta quinta-feira, 25, três bares do município que estão participando do concurso Comida di Buteco. Em Goiás, a Prefeitura de Aparecida é parceria da competição gastronômica.

Com o tema “Somos Todos Buteco”, o circuito Goiás, que compreende Goiânia e Aparecida de Goiânia, vai eleger o melhor boteco de estado. O concurso teve início no dia 5 de abril e vai até o dia 5 de maio. Os estabelecimentos inscritos recebem material de divulgação e devem criar um prato que será avaliado pelo público em geral e pelo júri especializado.

Neste ano, 13 bares de Aparecida de Goiânia participam do concurso. “O Comida di Buteco estimula a gastronomia e a cultura. Os bares e restaurantes de Aparecida em sua maioria são propriedades familiares, que levam sustento, geram empregos e apresentam a culinária da nossa cidade. Portanto, é um concurso que não só premia petiscos, reconhece bares, mas também fomenta a cultura”, ressaltou o prefeito Vilmar Mariano.

Acompanhado do secretário de Comunicação, Ozeias Laurentino, do vereador Isaac Martins; da filha Laiane Souza e do genro Daniel, o gestor público percorreu 3 dos 14 bares de Aparecida inscritos no concurso. A cidade é representada por: Bar do Gaucho III, Bistrô Chica Doida, Boteco do Filhote, Boteco do Mala, Caldos Ímola, Esquina 62 Bar, Frango Rei, KL Grill Jantinha, Meninas Megacheffs, Retrô Bar, Toka do Véi, Insquinha do Véi, Varanda Bar e Restaurante e Zitos Bar e Restaurante.

Neste ano, a criatividade, resgate, inovação, pesquisa, motivação foram os ingredientes para os participantes, que criaram cada um dos petiscos da edição. Para o secretário de Cultura, Marcos Alcântara, o circuito gastronômico atesta o potencial de Aparecida para o setor gastronômico.

“A gastronomia da cidade está crescendo por causa deste evento. Nossos botecos estão se apresentando, são locais de socialização e também de referência gastronômica. Isso mostra que Aparecida tem bons bares e restaurantes”, afirmou.

No ano passado, Aparecida de Goiânia conquistou dois prêmios. Venceu a categoria venda de cerveja, com o bar Esquina 62, e foi vice-campeã no Desafio Seara, com o Meninas Mega Cheffs. Em 2018, dois bares do município foram premiados: Bistrô Chica Doida como vice-campeão e o Buteco do Filhote em 5º lugar.

Realizado de Norte a Sul do País, o concurso envolve 27 circuitos no total e mais de 40 municípios. Cada circuito vai eleger os melhores botecos locais e, posteriormente, os vencedores concorrerão ao título nacional.

Em Goiás, o campeão será anunciado no dia 21 de maio. O buteco vencedor do circuito local irá disputar o título nacional posteriormente.

“Aparecida tem se mostrado promissora na revelação de bares e restaurantes. É por isso que nos últimos sete anos, bares da cidade participam do concurso Comida di Buteco”, finaliza o prefeito Vilmar.