Vistoria em unidades escolares será rotina em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 03 de janeiro de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha; o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Gonzaga Caldas; e a coordenadora pedagógica da SME, Selma Soares, iniciaram nesta quarta-feira (25), visitas às escolas e Cmeis do município. O objetivo é melhorar ainda mais a comunicação entre os diretores das unidades e a administração, de forma a manter a o padrão de qualidade da educação oferecida pela rede municipal de ensino.

“Quero saber como as crianças estão sendo tratadas e também estar próximo dos nossos servidores, colaboradores e, claro, da nossa população. Vamos ter um diálogo permanente e isso se estenderá não só às escolas e Cmeis, mas também unidades de saúde e todos os departamentos da Prefeitura”, informou o prefeito Gustavo Mendanha, que iniciou as visitas pelo Cmei Azélia de Oliveira, no Residencial Village Garavelo, e pela Escola Municipal O Pequenino, no setor Central, aprovando o atendimento prestado.

“O carinho das professoras e dos profissionais é notório. De fato, estamos acolhendo muito bem nas nossas unidades”, constatou o prefeito, que além da eficiência no atendimento, reiterou a preocupação em ampliar o número de vagas da rede. “Nossa política é aumentar o atendfimento à essas crianças. Temos 21 Cmeis em licitação e um estudo em andamento para mais convênios com outras entidades, para poder dar atendimento à mais crianças”, completou Gustavo Mendanha.

De acordo com o secretário Rodrigo Caldas, o município conta hoje com 89 unidades escolares – sendo 59 escolas de Ensino Fundamental e 30 Cmeis – além das escolas conveniadas. A rede beneficia 35 mil alunos, mas, conforme informado pelo prefeito, ainda apresenta demanda reprimida para a Educação Infantil, que deverá ser atendida também com a ampliação de convênios.

“Temos 9.800 crianças no cadastro de reservas e atendemos hoje 5 mil crianças na Educação Infantil. Então, além dos três Cmeis que estão em construção e serão entregues este ano, e dos demais em licitação, estamos analisando a ampliação da rede conveniada. Hoje são 23 unidades parceiras. O objetivo é ampliar o número de vagas que elas oferecem e firmar novas parcerias com outras instituições”, explicou Rodrigo Caldas.

Atendimento de excelência

As duas unidades visitadas hoje pelos gestores seguem o mesmo padrão de excelência estabelecido pela Prefeitura para todas as unidades de Aparecida. Juntas, elas atenderão mais de 630 alunos, quando todas as matriculas tiverem sido efetivadas.

O Cmei Azélia de Oliveira, que ainda não foi oficialmente inaugurado, iniciou o atendimento no dia 23 de janeiro. “Recebemos primeiramente as turmas dos agrupamentos II à V, que atendem crianças de 2 a 5 anos, e hoje, iniciamos o atendimento às crianças do agrupamento I, de seis meses à um ano e meio, que necessitam de um tempo maior para adaptação”, explicou a coordenadora da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, Eleny Macedo de Oliveira.

O Cmei é dirigido pela educadora Jairene Dias de Oliveira, que assumiu em caráter especial, já que o processo eleitoral nas escolas já havia sido concluído quando a nova unidade ficou pronta. Um novo processo eleitoral para casos como o do Cmei deverá ser convocado futuramente. Enquanto isso, ela comanda a equipe de 35 servidores e tem como objetivo inicial a adequação do prédio.

“Como é uma unidade nova, e construída com tecnologia canadense, que foi uma novidade no município, estamos numa fase de observar a necessidade de reparos e adequações que precisam ser feitas. Estamos fazendo esse levantamento e a empresa responsável pela obra vem nos atender”, explicou a diretora.

O Cmei atende 120 crianças, em período integral. As crianças são dividadas em agrupamentos, de acordo com a faixa etária. São oito salas de aula ao todo, além das dependências da administração, e cada agrupamento conta com 2 professores – são 32 ao todo, que revezam nos turnos matutino e vespertino. Os agrupamentos recebem de 10 a 24 crianças, de acordo com a faixa etária.

Já a Escola Municipal O Pequenino atende atualmente 497 alunos, do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino. A unidade conta com 42 servidores e oito salas de aula, além de biblioteca, sala de informática, quatro banheiros normais e dois para portadores de necessidades especiais, sala de AEE – Assistência Educacional Especializada –, além das dependências administrativas. A unidade é gerida pela educadora Maria da Glória de Oliveira Ferreira, eleita no processo eleitoral de 2016 e que ficará à frente do cargo até o final do ano que vem, 2018. As aulas na unidade foram inciadas no dia 19 de janeiro.