Saúde de Aparecida orienta a população sobre H1N1

Por Camila Godoy

5 de abril de 2018

Por Camila Godoy

5 de abril de 2018


Foto: Claudivino Antunes

Assim como todas as cidades do Estado de Goiás, Aparecida de Goiânia também está em alerta com a Gripe H1N1 e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que já vem se preparando desde o início do ano para a situação. A coordenadora médica da pasta, Kátia Michelle Bomfim ressalta que todas as unidades de saúde da cidade estão abastecidas com os materiais necessários e os profissionais da área foram capacitados sobre as principais medidas de proteção contra a doença. Além disso, as ações educativas serão reforçadas nas unidades de saúde para informar a população sobre cuidados e hábitos de higiene.

De acordo com dados atualizados da SMS, Aparecida de Goiânia registrou, neste ano, três casos confirmados, 18 suspeitas de contaminação de H1N1 e nenhum óbito ocasionado pela doença. Segundo a coordenadora, não se pode falar em epidemia na cidade. “A população deve ficar atenta sim, tomar todas as medidas de prevenção e observar a intensificação dos sintomas comuns da gripe, pois nem toda síndrome gripal é H1N1 e nem todas irão se agravar”, afirma Kátia Michelle. Outra medida tomada pela SMS foi o pedido de ampliação de leitos especializados junto as instituições parceiras e ao Estado de Goiás.

A coordenadora explica que qualquer paciente com sinais normais de gripe deve procurar ajuda médica. “Não precisa ser, necessariamente, em uma Unidade de Urgência. Indicamos procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que também tem equipe médica apta a fazer o tratamento”, explicou. No entanto, ela destaca que os pacientes com sintomas mais graves como falta de ar, dor torácica, prostração, parada ingesta de líquidos e alimentos e febre alta persistente precisam procurar uma Unidade de Urgência para fazer o diagnóstico e tratamento adequados.

Kátia Michelle Bomfim explica que o diagnóstico de uma síndrome gripal é feito por meio de análise dos sintomas e que apenas os pacientes com sinais de gravidade são direcionados a exames específicos e encaminhados se necessário, via Sistema de Regulação, para internação em hospitais estaduais e conveniados. De acordo com a médica, depois de analisados todos os sintomas dos pacientes com suspeita de H1N1, eles são encaminhados para tratamento imediato na rede pública de saúde.

Prevenção

Para evitar a contaminação e proliferação dos vírus causadores das síndromes gripais a SMS orienta a população a evitar locais com aglomeração de pessoas e também lavar regularmente as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel. Além disso, pessoas com sintomas comuns da gripe devem usar máscara branca ao se aproximar de alguém e não tossir, nem espirrar de forma desprotegida diminuindo o risco de proliferação do vírus.

Vacinação

A Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde contra a Gripe H1N1 está prevista para começar, na rede pública do município, no dia 23 de abril. A vacina é destinada aos grupos de risco, sendo ele formado por gestantes, crianças menores de cinco anos, pacientes com comorbidades, idosos e profissionais da área da saúde.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)