Aparecida é modelo para cidade do Rio Grande do Norte

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Prefeito de São Gonçalo do Amarante visitou a cidade para conhecer um pouco do modelo de gestão e entender como o município tem ampliado e estruturado seu polo tecnológico.

Aparecida de Goiânia, 15 de maio de 2014 – O prefeito Maguito Vilela recebeu nesta terça-feira, 14, o prefeito de São Gonçalo do Amarante (RN), Jaime Calado (PR), que veio à Aparecida de Goiânia para conhecer o projeto de ampliação e estruturação do Parque Tecnológico do município, em andamento desde 2009. A visita foi intermediada pelo empresário norte-rio-grandense, Fábio Gomes, cuja empresa, D-HOSP, instalou-se recentemente no município – atualmente opera na Cidade Empresarial, na Avenida Rio Verde, mas se prepara para ocupar uma área num dos polos industriais do município. Ele se impressionou com a celeridade e o suporte oferecido pelo município.

“Desde o início do meu governo em Aparecida, a preocupação de toda a equipe de governo era alavancar a economia da cidade, que sempre apresentou um potencial enorme pela sua localização, pelas áreas disponíveis, entre outros fatores. Para fazer isso, além de estruturar a máquina pública, precisávamos atrair indústrias e empresas que seriam responsáveis pela geração de emprego e renda, mas elas não teriam vindo sem os investimentos volumosos que fizemos na infraestrutura da cidade, com o apoio constante do Governo Federal”, explicou o prefeito Maguito Vilela.

Entre as várias ações desenvolvidas, a administração criou um plano para a pavimentação de todos os bairros habitados de Aparecida; o projeto de construção dos eixos estruturantes, em andamento; e investiu em todos os níveis de Educação, inclusive pleiteando com sucesso o IFG e a UFG junto ao Governo Federal. “Precisávamos oferecer mão-de-obra capacitada a curto, médio e longo prazo, então fizemos ainda parcerias para a instalação do Senai e outras instituições de ensino profissionalizante que já formaram inúmeras turmas. Ou seja, estamos preparando toda uma rede de suporte para que a cidade avance e isso tem dado certo”, frisou o prefeito.

Maguito lembrou ainda a construção do Aeroporto Executivo, também em andamento, para atender principalmente o setor empresarial, e o lançamento recente do primeiro polo privado da cidade, o All Park Polo Empresarial. “Outra ação imprescindível nesse processo todo foi o endurecimento contra a especulação imobiliária. Reajustamos o Imposto Territorial Urbano (ITU) como uma forma de forçar os proprietários a darem uma utilização aos seus lotes, acabando com a especulação imobiliária e os vazios urbanos. E já temos percebido uma movimentação dessas pessoas nesse sentido”, avaliou.

O prefeito da cidade potiguar revelou que este é exatamente o objetivo de São Gonçalo do Amarante. “Viemos aqui para aprender e como Aparecida está bem à frente, é um modelo a ser copiado. Em São Gonçalo vamos inaugurar nas próximas semanas um porto intermodal e um aeroporto internacional, mas ainda precisamos levar as universidades e atrair mais empresas. Esse contato com Aparecida nos ajudará a buscar parcerias semelhantes com Governo Federal e a iniciativa privada, que nos permita oferecer a mesma estrutura que Aparecida já oferece e, assim, obter as mesmas oportunidades de crescimento à nossa cidade”, ponderou Jaime Calado, revelando que a cidade possui hoje 100 mil habitantes.

Saindo de Aparecida, a comitiva de São Gonçalo do Amarante – composta pelos empresários Marcos Aguiar, José Valter de Carvalho, idealizador do projeto de industrialização na cidade, Flávio Nascimento, e pelo assessor jurídico do município, Leonardo Braz – percorreu os polos industrias de Aparecida de Goiânia e se dirigiram para Anápolis, para conhecer o Porto Seco da Cidade.

A reunião contou com as presenças do vice-prefeito de Aparecida, Ozair José (PT); dos secretários Afonso Boaventura (Planejamento), Jório Rios (Regulação Urbana), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional); e do superintendente de Indústria e Comércio, Ricardo Rabahi, que representou o secretário, Marcos Alberto Luiz Campos. Ao encerrar a reunião, Jaime Calado fez um convite ao prefeito e sua equipe para conhecer a cidade que governa, em especial o polo intermodal e o aeroporto.

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)