Aparecida de Goiânia, 17 de setembro de 2015 – A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência, realiza nesta sexta-feira, 18, a partir das 8 horas, a 3ª Caminhada pela Inclusão. O objetivo é sensibilizar a população e combater o preconceito contra os portadores de deficiência, além de mostrar a capacidade que essas pessoas tem de serem inseridas em diferentes segmentos da sociedade, inclusive no mercado de trabalho.
A ação marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e esse ano, em especial, também faz parte das comemorações dos 10 anos de reabilitação no município. A mobilização terá início no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida (AMAG), que também integra a rede de atenção à pessoa com deficiência, localizado na Rua Barão do Rio Branco, no Jardim Nova Era.
Além da caminhada, que deve percorrer algumas ruas do setor e retornar ao AMAG, o evento propõe ainda uma vivência diferenciada às pessoas sem deficiência: a inversão de papéis. A expectativa é que além dos trabalhadores da Saúde, entidades não governamentais, usuários do AMAG, escolas convidadas e a população em geral participem da ação.
Dez anos de atendimento especializado
Em Aparecida, o atendimento em reabilitação de pessoas portadoras de deficiência começou em 2005, quando foi inaugurado o Centro de Reabilitação do município (CRAG). Depois de reformado e ampliado, o centro passou a se chamar Ambulatório Multiprofissional de Aparecida (AMAG) e atualmente tem capacidade para realizar cerca de 250 atendimentos diários. No local são oferecidos fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, acupuntura e ortopedia.
Com a ampliação, a unidade também passou a integrar serviços de Atendimento à Pessoa Idosa e o Centro de Especialidade em Hipertensão e Diabetes, cujas atividades serão iniciadas em outubro. Tudo isso para oferecer mais qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde, em especial as pessoas com Deficiência.
LUTA RECENTE – O dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei 11.133 de 2005, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). É uma data recente, o que demonstra o quanto ainda é preciso fazer pela inclusão dessas pessoas na sociedade brasileira que, segundo o Censo realizado pelo IBGE em 2010, possui 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.
Sugestão de Pauta:
Assunto: SMS realiza 3ª Caminhada pela Inclusão.
Data: 18 de setembro de 2015 (sexta-feira).
Horário: 8 horas
Local: Concentração no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida (AMAG). Rua Barão do Rio Branco, Qd. 34, Lts. 09 e 10 – Jardim Nova Era.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)