Deputado do DF diz que educação de Aparecida é um sonho

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Rodrigo Delmasso esteve na cidade para conhecer e importar o Programa Escola da Inteligência que ajuda a formar crianças emocionalmente saudáveis

O deputado distrital Rodrigo Delmasso, secretário-geral nacional do PTN, ficou impactado com o trabalho desenvolvido com alunos, professores e pais, por meio do Programa Escola da Inteligência, em Aparecida de Goiânia. “É um programa que traz para dentro da escola valores que estão sendo esquecidos lá fora e que deveriam ser trabalhados na sociedade. É na verdade um sonho”, declarou. Delmasso visitou nesta quarta-feira, dia 14, a escola Municipal Serra das Areias e ficou impressionado ao ver professores, coordenadores e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida, em conjunto com a empresa Inteligência Educacional, empenhada em dar apoio emocional aos alunos e, principalmente, em envolver a família na rotina escolar e na formação integral das crianças.

A Escola da Inteligência atua no município pelo quinto ano consecutivo. Em Aparecida, já são 31 mil alunos beneficiados pelo programa, idealizado pelo médico psiquiatra Augusto Cury. No Estado, além de Aparecida, Caldas Novas, Valparaíso e Santa Isabel já aderiram ao programa. Em todo o Brasil, mais de 200 mil crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de desenvolver as habilidades socioemocionais. Com apenas uma hora/aula por semana, os estudantes aprendem a controlar a mente, a lidar com as emoções, a respeitar os outros e a pensar antes de agir. Entre os principais resultados, estão o salto na qualidade do ensino e da aprendizagem, redução da evasão escolar e melhoria no relacionamento entre professores, pais e alunos.

“Vou levar a experiência daqui para o secretário de Educação e para o governador do Distrito Federal e propor uma emenda para incluir o programa na educação pública de Brasília”, explica o deputado. A intenção de Delmasso é iniciar com um projeto piloto na região do Guará, que atende crianças de baixa renda e classe média baixa, e apresenta altos índices de violência. “A experiência de Aparecida mostrou melhora nos índices sociais das regiões onde o programa é implantado”, justificou.

O deputado distrital também se reuniu com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e com o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, vereador Gustavo Mendanha, na tarde de terça-feira, para obter resultados da Escola da Inteligência. “É um programa que vale muito a pena, sem dúvida alguma. É um grande investimento”, testemunhou Maguito.

Para o secretário de Educação, Domingos Pereira, um dos maiores méritos do programa é conseguir unificar escola e família. “Os pais recebem palestras e também material para ser trabalhado em casa com os filhos”. Além disso, ele destacou a elevação do aprendizado, constatada pelo Ideb, e a redução da evasão escolar. A superintendente pedagógica de Aparecida, Vânia França, também é entusiasta da Escola da Inteligência. “São inúmeros os casos de crianças que se identificam com os personagens e começam a relatar histórias de violência doméstica e abandono e, assim, conseguem o desbloqueio de aprendizagem”, comemora. Ela também lembrou dos benefícios para os professores: “Vivemos atualmente um adoecimento da categoria. O maior índice de afastamento de educador das salas de aula é por doença emocional. Com o programa, tivemos redução do número de atestados médicos, porque o professor precisa internalizar o conhecimento antes de repassar para as crianças e é também beneficiado”. 

“Aprendi a não desistir” 

Alunos da Escola Municipal Serra das Areias, em uma das regiões mais carentes de Aparecida de Goiânia, receberam o deputado distrital Rodrigo Delmasso com uma apresentação musical da Escola da Inteligência. Em seguida, crianças e educadores falaram sobre a experiência do programa. “Aprendi a controlar o meu nervosismo”, declarou Júlia Viana, 7 anos, aluna do 2º ano. E completou: “Aprendi que para aprender alguma coisa a gente não pode desistir. Tem que ter paciência”.

A estudante Heloísa Gomes, 10 anos, cursa o 4º ano e também falou de sua vivência: “A Escola da Inteligência me ensinou muita coisa, a controlar minhas emoções e a não descontar meus problemas nos outros”. Também a aluna Izadora Beatriz Silva, 9 anos, diz que aprendeu a direcionar os pensamentos: “Eu consigo contemplar o belo das pessoas e da natureza”.

A professora Patrícia Alice diz que, por meio das aulas da Escola da Inteligência, conseguiu fazer uma autoavaliação de seu papel como educadora. “Com isso, consegui uma aproximação emocional com os alunos, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo”. Já a professora Agda Maria da Silva relatou que a Escola da Inteligência favorece o controle da ansiedade, redução do índice de violência e elevação da autoestima dos alunos.

“A Escola da Inteligência fornece as ferramentas que nos auxiliam a pensar antes de agir, a melhorar as relações sociais, a se colocar no lugar do outro. Enfim, nos ensina a resgatar valores adormecidos na sociedade, como o respeito em primeiro lugar, a generosidade, cooperação e solidariedade”, testemunhou a professora Vera Lúcia Vargas.

Pesquisa constata resultados

Pesquisa realizada em 2014 com 800 alunos e 280 professores de Aparecida de Goiânia que participaram do programa em 2013 aponta que 96,9% dos educadores constataram aumento do interesse dos alunos pelas disciplinas regulares, sendo que 95,9% observaram melhora no vocabulário, escrita e leitura dos estudantes. Entre os professores, 96,9% admitiram que houve avanços no desenvolvimento intrapessoal dos alunos, com aumento da autoestima e redução da insegurança e da ansiedade. Os profissionais relataram ainda redução significativa do índice de violência entre alunos e 100% deles constataram melhorias na vida profissional e pessoal. 

Dos alunos que participaram da pesquisa, todos, sem exceção, consideraram importante participar da Escola da Inteligência e 99,1% consideraram as aulas ótimas ou boas. Entre as contribuições de aprendizagem do programa, destacaram “ser mais paciente com os outros” como a principal. Seguida por “pensar antes de agir”, “contemplar o belo”, “ser mais paciente consigo mesmo” e “melhora na autoestima”.

“A Escola da Inteligência não se limita à sala de aula e auxilia a formar cidadãos emocionalmente saudáveis”, explica a diretora da Escola da Inteligência/Inteligência Educacional, Millena Araújo. O projeto do Augusto Cury tem como objetivo formar pensadores críticos e também altruístas e tolerantes, capazes de se colocar no lugar do outro e de lidar com perdas e frustrações. “Já atuamos em Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e, futuramente, espero, no Distrito Federal”, preconiza a também diretora Thaynara Monteiro.

 

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