Profissionais da cidade localizada no Sudoeste Goiano conheceram, na prática, os trabalhos desenvolvidos em Aparecida e que têm contribuído para reduzir a vulnerabilidade da população de rua
Uma comitiva da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Rio Verde (GO) esteve em Aparecida nesta quinta-feira, 14 de outubro, para conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe local do Consultório na Rua, estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que compõe a Política Nacional de Atenção Básica e atende às pessoas que vivem nas ruas com abordagem multiprofissional. Localizado a 231 km de Aparecida, o Município de Rio Verde está implantando a estratégia e por isso seis profissionais foram enviados para conhecer as atividades e tratar do tema com o pessoal da Secretaria de Saúde (SMS).
A comitiva Rio-Verdense, composta por uma psicóloga, duas enfermeiras, um profissional de Educação Física, um médico e uma assistente social acompanhou a equipe da SMS durante toda a manhã e parte da tarde para conhecer, na prática, o trabalho desenvolvido e a receptividade das pessoas assistidas. O chefe de Atenção à População de Rua, Mayk da Glória Machado, destaca que “apresentamos aos visitantes o cotidiano que vivenciamos do cuidado integral à saúde dos que estão nas ruas, um trabalho constante, profundo e exitoso que temos realizado”.
Mayk também informa que foi feita uma apresentação da trajetória do Consultório na Rua em Aparecida desde a sua implantação em 2011 e que os visitantes demonstraram grande interesse no assunto, tiraram dúvidas e trocaram experiências com os profissionais da coordenação de Saúde Mental da SMS. “Eles disseram que foi uma visita muito produtiva, ficaram satisfeitos e estreitamos os laços para uma parceria profissional permanente, algo que é muito importante no SUS”, afirma o gestor.
Trabalho exitoso
A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Carolina Sartori, ressalta que a equipe do Consultório na Rua de Aparecida “tem conseguido reduzir a vulnerabilidade, garantir a efetividade do cuidado com a recuperação da autonomia, a preservação da cidadania, a promoção do autocuidado e o acompanhamento especializado para as pessoas assistidas. É um trabalho técnico e científico com uma abordagem muito humanista e respeitosa. Temos orgulho dessa iniciativa”.
Atenção à população de rua
O Consultório na Rua é um dispositivo itinerante realizado por equipes compostas por profissionais de nível superior e médio como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, médicos, técnicos de enfermagem e agentes sociais, dentre outras profissões, que oferecem serviços de Atenção Básica à Saúde para pessoas que vivem nas ruas da cidade.
Em Aparecida, ele foi implantado em 2011 e atualmente conta com duas equipes que fazem cerca de 500 atendimentos mensais de segunda a sexta-feira em diversos pontos da cidade. Os serviços oferecidos incluem testes rápidos para detectar doenças, vacinação, atendimento médico, psicológico e de pré-natal, aferição de pressão e glicemia, bem como realização de curativos, orientações e encaminhamento para outros dispositivos de saúde.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)