Saúde de Aparecida reforça a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento para a Diabetes

Por Polliana Martins

6 de novembro de 2021

Por Polliana Martins

6 de novembro de 2021


Foto: Arquivo SMS

Campanha mobiliza profissionais por toda a cidade neste mês e visa conscientizar a população sobre a Diabetes, doença que acomete mais de 14 milhões de brasileiros

Para destacar o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, durante todo o mês serão realizadas ações na rede da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) para ressaltar a importância da prevenção e dos cuidados relativos à doença. Já no próximo 20 de novembro a mobilização culminará no Dia D no Hospital de Olhos de Aparecida, instituição parceira da iniciativa.

Ao longo do mês, serão realizadas triagens em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para avaliar os pacientes diabéticos e encaminhar os que precisarem para o Dia D. Na triagem será realizado o exame de retinografia (exame do fundo do olho), além de avaliação da glicemia e o pé diabético, dentre outros possíveis indicadores da Diabetes.

Dia D

No Dia D, serão oferecidas consultas nas áreas de Oftalmologia, Nefrologia, Angiologia e Cardiologia, além de atendimentos da equipe multiprofissional em Enfermagem, Nutrição e Educação Física. Também serão feitos exames e procedimentos e palestras educativas na sala de espera para os pacientes que forem encaminhados durante as triagens.

“Estamos estimulando a conscientização sobre a Diabetes para mulheres e homens aproveitando a mobilização do Novembro Azul, mês temático que engloba ações de Saúde do Homem e também relativas à doença. O Ministério da Saúde (MS) aponta que, no Brasil, mais de 14 milhões de pessoas têm Diabetes e cerca de 45% não sabem que estão doentes e buscam tratamento somente quando surgem as complicações. Isso num universo de adultos, crianças, gestantes e idosos com algum tipo de Diabetes, seja dos tipos 1 e 2, gestacional ou outras”, informa o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

A chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis, Bruna Aniele, destaca que a SMS visa promover a adesão dos diabéticos ao tratamento, após o devido diagnóstico, com o reforço da atenção médica especializada. Assim, neste mês serão ofertados os exames e feitos os devidos encaminhamentos.

“Convido a toda a população de Aparecida que tem Diabetes que procure a UBS mais próxima para se informar sobre a mobilização e buscar atendimento. Isso pode e deve ser feito durante o ano inteiro, mas neste mês a oportunidade é ainda melhor e não deve ser desperdiçada porque a rede está focada nesse tema”, enfatiza Bruna Aniele.

A Diabetes e seus principais sintomas

O secretário Alessandro Magalhães explica que as pessoas com Diabetes têm produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. “Se a doença está descontrolada, pode causar acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, infarto do miocárdio e até amputações de membros como pés ou pernas. Por isso, alertamos a todos para sempre estar atentos e buscar uma vida mais saudável, com menos estresse, com alimentação equilibrada e atividade física regular”, reforça ele.

A chefe Bruna Aniele chama a atenção para alguns sintomas de alerta: fraqueza, sede, cansaço, vontade de urinar frequente, muita fome e perda de peso. Ela ainda frisa que as complicações da doença podem demorar a surgir, “às vezes só são notadas após cinco, até dez anos com a doença instalada e não tratada. Mas, se a pessoa faz a consulta e os exames para o diagnóstico e depois segue o tratamento corretamente, pode levar uma vida praticamente normal e sem maiores problemas”.

Confira as datas e os locais em que os exames de retinografia serão realizados. Serão disponibilizados 100 exames por unidade em cada dia. Procure a unidade mais perto de você para mais informações ou dirija-se a um dos locais abaixo no dia indicado.

5 de novembro:

  • UBS Jardim Boa Esperança
  • UBS Bairro Ilda

6 de novembro:

  • UBS Colina Azul
  • Centro de Atendimento Ambulatorial

8 de novembro:

  • UBS Jardim Boa Esperança
  • UBS Cruzeiro

9 de novembro:

  • UBS Pontal Sul II

10 de novembro:

  • UBS Madre Germana
  • UBS Anhambi

11 de novembro:

  • UBS Rosa dos Ventos
  • Centro de Saúde Papillon Parque

12 de novembro:

  • UBS Bairro Ilda

16 de novembro:

  • UBS Santa Luzia

17 de novembro:

  • UBS Santa Luzia
  • UBS São Pedro

18 de novembro:

  • Centro de Saúde Papilon Park

19 de novembro:

  • UBS Bandeirantes
  • UBS Colina Azul

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)