‘SBE e Elas’ ocorrerá nos dias 10 e 11 de março, em seis cidades brasileiras, simultaneamente; inscrições estão abertas
Aparecida de Goiânia vai receber nos dias 10 e 11 de março, o evento ‘SBE e Elas’, em alusão a Campanha Março Amarelo. O congresso nacional é uma realização da Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva (SBE) em parceria com a Prefeitura de Aparecida e SESI Aparecida.
O evento com entrada franca será realizado no auditório do SESI Aparecida, localizado na Rua dos Pirineus, no Residencial Village Garavelo. O encontro será simultâneo na forma presencial e online, nas cidades de São Paulo (SP), Baixada Santista (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Fortaleza (CE).
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, a doença atingiu mais de 26 mil brasileiras, considerando somente mulheres que receberam atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, oito mil internações foram registradas na rede pública.
Em Aparecida, o evento terá como anfitriões os médicos Jean Pierre Brasileiro e Frederico Correa, representantes da Sociedade Brasileira de Endometriose. Ao todo 12 especialistas devem participar e abordar temas como: A Origem da Endometriose; Os Sintomas da Endometriose; Exames para Diagnóstico; e Métodos de Tratamento.
Inscrições
Com duração de dois dias e entrada franca, o congresso será dedicado às mulheres com endometriose e andenomiose, profissionais da saúde e interessados no assunto. A população em geral também pode participar. As inscrições estão abertas e os interessados podem realizá-las por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2507FvGn6LU-GXbiQ_TiXq9H-jarHrx-uRCzdDkkrVBw4XA/viewform
Endometriose
Doença inflamatória provocada por células do endométrio – tecido que reveste o útero – que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos. A infertilidade também está presente em muitos casos de mulheres com endometriose.
Outros sintomas que também podem ser sinais de alerta para a doença são, como dor durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação; e dificuldade de engravidar.
O exame ginecológico é o primeiro passo para a identificação da doença. Exames laboratoriais também devem ser solicitados para a confirmação do caso clínico. O tratamento para a endometriose pode variar caso a caso, a partir da idade da paciente.
Segundo o Ministério da Saúde, a endometriose atingiu mais de 26 mil brasileiras em 2021. A estimativa é de que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça a sua existência.
Programação do ‘SBE e Elas’ em Aparecida:
Sexta-feira (10 de março)
Manhã
08:00 – Abertura
08:10 – Início palestras e debates
Tarde
14:00 – Continuação de palestras e debates
Sábado (11 de março)
Manhã
08:00 – Início palestras e debates
09:00 – Apresentando Resultados e Propostas – Sessão 1
11:00 – Ações das Associações de Mulheres com endometriose para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da endometriose: relatos da experiência Canadense (Dr . Nucelio Lemos e Dra. Philippa Cook)
11:20 – Apresentando Resultados e Propostas – Sessão 2
12:40 – Encerramento
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)